O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Suzana Maria Santos de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83980
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_56a2a3fc547ccb5275fa6e94fbd10e60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83980
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursosEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No presente trabalho, apresenta-se, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica sobre educação a distância. Abordam-se os subsídios teóricos e os fundamentos pedagógicos necessários à construção do modelo de avaliação para os cursos de educação a distância do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB, que enfrenta o desafio da capacitação profissional a distância. Relata-se, ainda, a experiência vivenciada por essa Instituição na área da Educação a Distância. Em seguida, constrói-se o modelo de avaliação, concebido a partir da revisão bibliográfica e das referências de modelos já existentes, propostos por outros autores. Verifica-se, na avaliação do modelo, que sua aplicação é viável, apesar de complexa , tornando necessário realizar acompanhamento e análise criteriosos do grande número de variáveis. Nas conclusões, constatou-se que o modelo de avaliação proposto possibilita, além da avaliação global, a identificação dos pontos de excelência e dos ajustes necessários, permitindo verificar o nível de adequação de cada variável. Nas recomendações finais, sugere-se que se aplique o modelo a outros cursos e que outras pesquisas, com o mesmo propósito, se realizem para aprimoramento das ferramentas de avaliação dos cursos a distância. À Coordenação do CETEB, fizeram-se sugestões para melhoria dos cursos, para a satisfação dos alunos e conseqüente crescimento e credibilidade dos cursos a distância no Brasil.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaAssis, Suzana Maria Santos de2012-10-20T05:11:28Z2012-10-20T05:11:28Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 f.| il., tabs., grafs.application/pdf192452http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83980porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T05:11:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83980Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T05:11:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
title O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
spellingShingle O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
Assis, Suzana Maria Santos de
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Avaliação
title_short O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
title_full O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
title_fullStr O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
title_full_unstemmed O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
title_sort O desafio da capacitação profissional a distância pelo CETEB e a construção de um modelo para avaliação de seus cursos
author Assis, Suzana Maria Santos de
author_facet Assis, Suzana Maria Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Suzana Maria Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Avaliação
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T05:11:28Z
2012-10-20T05:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192452
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83980
identifier_str_mv 192452
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913780002816