Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Claudia Mara Scudelari de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
id UFSC_56ddf1d7e5c0c62d015c7ec2c63aaf00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94396
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveisEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaAprendizagemAcessibilidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A educação on-line se tornou o meio preferível em relação às outras modalidades para facilitar o aprendizado e disponibilizar conteúdos educacionais. Sob o olhar da educação inclusiva, oferece novas oportunidades de acesso aos indivíduos que possuem alguma forma de desabilidade. Estes conteúdos incluem várias mídias e são criados em formatos diversos utilizando uma grande variedade de ferramentas de autoria. A utilização de diferentes mídias e tecnologias para suporte ao aprendizado tende a ampliar os problemas de acessibilidade que são intrinsecamente ligados à mídia de apresentação do conteúdo. Esta tese propõe um conjunto de diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis, com a intenção de orientar e contribuir com os professores conteudistas e desenvolvedores de objetos de aprendizagem na elaboração de materiais acessíveis pela disponibilização de mídias alternativas ou equivalentes. Neste trabalho, entende-se objetos de aprendizagem como conteúdo particular, que pode ser disponibilizado em ambientes de aprendizagem, em repositórios específicos ou na web, e que além de ser um objeto de informação, possuem um objetivo de aprendizagem bem definido que pode ser mensurável; o que os distingue dos demais conteúdos distribuídos na internet. As diretrizes criadas são fundamentadas na análise e na convergência dos "Princípios de Design Universal", com as "Recomendações de Criação de Conteúdo Acessível para web" do W3C, e com as "Melhores Práticas para Produção de Aplicativos e de Conteúdo Acessível" apresentadas nas guias do Instructional Management Systems (IMS). A amostra de experimentação das diretrizes, de abordagem neutra no que se refere às teorias educacionais e de design instrucional, foi testada por um grupo de especialistas que desenvolve e disponibiliza conteúdo em ambientes de aprendizagem digital. Observou-se a validade da criação e utilização das diretrizes, visto que os especialistas foram capazes de produzir objetos de aprendizagem acessíveis, segundo o conjunto de diretrizes para a criação de objetos de aprendizagem acessíveis proposto.Ulbricht, Vania RibasVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Claudia Mara Scudelari de2012-10-25T09:26:58Z2012-10-25T09:26:58Z2012-10-25T09:26:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis272 p.| il., tabs.application/pdf288186http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:25:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:25:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
title Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
spellingShingle Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
Macedo, Claudia Mara Scudelari de
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
Acessibilidade
title_short Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
title_full Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
title_fullStr Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
title_full_unstemmed Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
title_sort Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
author Macedo, Claudia Mara Scudelari de
author_facet Macedo, Claudia Mara Scudelari de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Vanzin, Tarcisio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Claudia Mara Scudelari de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
Acessibilidade
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
Acessibilidade
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:26:58Z
2012-10-25T09:26:58Z
2012-10-25T09:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 288186
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396
identifier_str_mv 288186
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 272 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651995971584000