Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_56ddf1d7e5c0c62d015c7ec2c63aaf00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94396 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveisEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaAprendizagemAcessibilidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A educação on-line se tornou o meio preferível em relação às outras modalidades para facilitar o aprendizado e disponibilizar conteúdos educacionais. Sob o olhar da educação inclusiva, oferece novas oportunidades de acesso aos indivíduos que possuem alguma forma de desabilidade. Estes conteúdos incluem várias mídias e são criados em formatos diversos utilizando uma grande variedade de ferramentas de autoria. A utilização de diferentes mídias e tecnologias para suporte ao aprendizado tende a ampliar os problemas de acessibilidade que são intrinsecamente ligados à mídia de apresentação do conteúdo. Esta tese propõe um conjunto de diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis, com a intenção de orientar e contribuir com os professores conteudistas e desenvolvedores de objetos de aprendizagem na elaboração de materiais acessíveis pela disponibilização de mídias alternativas ou equivalentes. Neste trabalho, entende-se objetos de aprendizagem como conteúdo particular, que pode ser disponibilizado em ambientes de aprendizagem, em repositórios específicos ou na web, e que além de ser um objeto de informação, possuem um objetivo de aprendizagem bem definido que pode ser mensurável; o que os distingue dos demais conteúdos distribuídos na internet. As diretrizes criadas são fundamentadas na análise e na convergência dos "Princípios de Design Universal", com as "Recomendações de Criação de Conteúdo Acessível para web" do W3C, e com as "Melhores Práticas para Produção de Aplicativos e de Conteúdo Acessível" apresentadas nas guias do Instructional Management Systems (IMS). A amostra de experimentação das diretrizes, de abordagem neutra no que se refere às teorias educacionais e de design instrucional, foi testada por um grupo de especialistas que desenvolve e disponibiliza conteúdo em ambientes de aprendizagem digital. Observou-se a validade da criação e utilização das diretrizes, visto que os especialistas foram capazes de produzir objetos de aprendizagem acessíveis, segundo o conjunto de diretrizes para a criação de objetos de aprendizagem acessíveis proposto.Ulbricht, Vania RibasVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Claudia Mara Scudelari de2012-10-25T09:26:58Z2012-10-25T09:26:58Z2012-10-25T09:26:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis272 p.| il., tabs.application/pdf288186http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:25:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:25:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
title |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
spellingShingle |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis Macedo, Claudia Mara Scudelari de Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Aprendizagem Acessibilidade |
title_short |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
title_full |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
title_fullStr |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
title_sort |
Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis |
author |
Macedo, Claudia Mara Scudelari de |
author_facet |
Macedo, Claudia Mara Scudelari de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas Vanzin, Tarcisio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Claudia Mara Scudelari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Aprendizagem Acessibilidade |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Ensino a distancia Aprendizagem Acessibilidade |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T09:26:58Z 2012-10-25T09:26:58Z 2012-10-25T09:26:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
288186 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396 |
identifier_str_mv |
288186 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
272 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651995971584000 |