Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78835 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
id |
UFSC_56e041a4536490ef6444aa5c9b588d8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78835 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem /EnfermagemTrabalhoEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta inovadora de Educação Continuada no Trabalho que capacite o ser humano trabalhador(a) de Enfermagem nas suas dimensões pessoais e profissionais. Desta forma, foi desenvolvido um processo educativo com enfermeiras assistenciais com vistas a construir coletivamente através das experiências vividas conhecimento novo em relação ao gerenciamento e liderança da assistência de Enfermagem.O referencial teórico-metodológico deste estudo, foi construído a partir de concepções próprias, conceitos da teoria dos seres humanos unitários de Martha Rogers, premissas da teoria crítica da educação e pressupostos do referencial metodológico do Sistema de Aprendizagem Vivencial. A dinâmica metodológica utilizada foi de oficinas pedagógicas na qual a experiência de cada uma serviu para a construção coletiva do conhecimento. Assim, os conteúdos refletidos foram coordenados de acordo com a dinâmica evolutiva das relações grupais de inclusão, controle, ajustamento e avaliação. Os dados foram coletados durante todo o processo educativo através das reflexões construídas coletivamente. Ao avaliar os resultados deste processo buscou-se a articulação teoria/prática à luz do referencial teórico-metodológico buscando a percepção das enfermeiras acerca dos conceitos e pressupostos e a percepção das enfermeiras acerca da evolutiva das relações grupais. Pode-se aferir do processo educativo, que as enfermeiras vivenciaram estas fases evolutivas, bem como a aplicabilidade dos conceitos como forma de valorização da trabalhadora enfermeira em sua multidimensionalidade. Ao avaliar os resultados deste processo educativo, acredito que o mesmo conseguiu desencadear um processo de mudança interna nas enfermeiras, contribuindo para a mobilização coletiva com vistas à transformação da prática e a valorização do ser humano como único e integral.Florianópolis, SCPrado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaSalum, Nádia Chiodelli2012-10-17T19:56:09Z2012-10-17T19:56:09Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[200] f.| il.application/pdf177814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78835porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:09:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78835Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:09:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
title |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
spellingShingle |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / Salum, Nádia Chiodelli Enfermagem Trabalho Educação permanente |
title_short |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
title_full |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
title_fullStr |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
title_full_unstemmed |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
title_sort |
Educação continuada no trabalho: uma perspectiva inovadora de transformação da prática e valorização do(a) trabalhador(a) de enfermagem / |
author |
Salum, Nádia Chiodelli |
author_facet |
Salum, Nádia Chiodelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Marta Lenise do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salum, Nádia Chiodelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Trabalho Educação permanente |
topic |
Enfermagem Trabalho Educação permanente |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T19:56:09Z 2012-10-17T19:56:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
177814 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78835 |
identifier_str_mv |
177814 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[200] f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652029179985920 |