A educação permanente e suas contribuições na constituição do profissional e nas transformações do cuidado de enfermagem
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90071 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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A educação permanente e suas contribuições na constituição do profissional e nas transformações do cuidado de enfermagemEnfermagemEducação permanenteAvaliaçãoEnfermeirosFormação profissionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições que a educação permanente traz para a transformação do profissional nas dimensões pessoal, profissional e institucional e sua contribuição para a transformação do cuidado e da prática de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter avaliativo, em razão do caráter complexo da natureza do estudo, que teve como foco a educação permanente realizada em um hospital escola. O referencial teórico que deu sustentação ao estudo traz, as contribuições da educação permanente nos serviços de saúde e as contribuições do processo avaliativo na visão que reconhece a subjetividade dos sujeitos envolvidos no processo. Para compreender-se a complexidade vivida nessa teia de relações sociais específicas do trabalho da enfermagem, mostram-se insuficientes os dados avaliativos na perspectiva objetiva da avaliação. A compreensão do significado que a educação permanente assume nessas transformações foi discutida a luz do referencial teórico da educação permanente e da avaliação qualitativa. Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso simples com vistas a compreender o fenômeno em profundidade. Os dados foram coletados através da triangulação de dados em três perceptivas: a perspectiva das profissionais, a perspectiva dos/as pacientes (entrevista) e da pesquisadora (observação sistemática). Estes últimos com a finalidade de complementar e confrontar os dados obtidos junto as profissionais. Fizeram parte do estudo 12 profissionais de enfermagem das diversas unidades de internação e 12 pacientes que foram atendidos por essas profissionais. A partir da análise dos dados pode-se constatar a tese de que a educação permanente contribui para a transformação da profissional nas dimensões pessoal, profissional e institucional com efeitos positivos para a transformação do cuidado e da prática da enfermagem. Entre as contribuições identificadas, o potencial na construção das competências técnicas, relacionais/comunicacionais e éticas/políticas aponta a predominância no reconhecimento da dimensão técnica como forma de garantir segurança e reconhecimento profissional. Entretanto as demais dimensões estão se consolidando e trazem contribuições no relacionamento interpessoal e na forma de organização do trabalho. No que se refere a educação permanente e a compreensão da multidimensionalidade do sujeito profissional, identifica-se que as dimensões pessoal, profissional, institucional contribuem para a formação do sujeito integral. A dimensão pessoal manifesta-se pelo saber ser. Favorece o reconhecimento de possibilidades e limites individuais e estimula a busca pelo crescimento e reconhecimento pelo grupo social e profissional. A dimensão profissional manifesta-se pelo saber fazer que inclui a habilidade e conhecimento para realização do trabalho, favorecendo sua inserção na instituição. Estimula a reflexão crítica sobre o trabalho e as relações nele mantidas com outros profissionais. A dimensão institucional mostra as contribuições da implantação de políticas internas de flexibilização e participação que favorecem a valorização e o crescimento individual e coletivo. No que se refere as transformações do cuidado, estas se mostram no dia-a-dia como possibilidade de uma prática mais humaniza e interdisciplinar. Nessa perspectiva os resultados apontam que a educação permanente contribui significativamente na formação das profissionais para o longo da vida e para a transformação da prática. The objective of this study is to analyze the contributions that permanent education offers to the transformation of the professional in terms of personal, professional, and institutional dimensions, as well as its contribution towards the transformation of nursing care and practice. It is a qualitative, evaluatory study, due to its complex nature, focusing on permanent education occurring in a university hospital. The theoretical reference which supports this study brings the contributions of permanent education to health care services and the contributions of the evaluatory process within a vision that recognizes the subjectivity of the subjects involved in the process. In order to comprehend such the complexity lived in this web of specific nursing work social relationships, the evaluatory data reveals itself to be insufficient in the objective perspective of the evaluation. Comprehension of the significance that permanent education assumes in these transformations was discussed with respect to the theoretical reference of permanent education and qualitative evaluation. The simple case study was selected as the methodological strategy, seeking in-depth comprehension of the phenomenon. The data was collected through triangulation of data in three perspectives: The professionals# perspective, the patients# perspective (interview), and the researcher#s perspective (systematic observation). These last perspectives were intended to complement and confront the data obtained from the professionals. Twelve nursing professionals from diverse internment units and twelve patients who were attended by them made up the sample. From the data analysis, one can conclude the thesis that permanent education contributes to the professionals# transformation in personal, professional, and institutional dimensions with positive effects for the transformation of nursing care and practice. Among the contributions identified, potential in the construction of technical, relationship/communicative, and ethical/political competencies point to the predominance of recognizing the technical dimension as a form of guaranteeing security and professional recognition. However, the remaining dimensions are consolidating themselves and bring contributions to the interpersonal relationships and in the form of work organization. Concerning professional education and comprehension for multi-dimensionality of the professional subject, one identifies that the personal, professional, and institutional dimensions contribute to the formation of the subject as a whole. The personal dimension is manifested through knowing how to be. It favors recognizing individual possibilities and limits and stimulates the search for growth and recognition in social and professional groups. The professional dimension is manifested through knowing that it includes ability and knowledge for achieving work, favoring its insertion in the institution. It stimulates critical reflection about work and the relationships maintained within with other professionals. The institutional dimension shows the contribution of implanting internal policies for flexibility and participation that favor valuing individual and collective growth. In what refer to care transformations, these show themselves in day-to-day events as possibilities for a more humanized and interdisciplinary practice. In this perspective, the results point out that permanent education contributes significantly to the formation of professionals throughout their lives and for the transformation of the practice.Florianópolis, SCPrado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaSalum, Nádia Chiodelli2012-10-23T05:49:17Z2012-10-23T05:49:17Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247910http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:48:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:48:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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