Navegando entre amarras e brechas: a Base Nacional Comum Curricular e a Educação em Ciências em escolas de Florianópolis/SC
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254152 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. |
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Navegando entre amarras e brechas: a Base Nacional Comum Curricular e a Educação em Ciências em escolas de Florianópolis/SCEducação científica e tecnológicaBase Nacional Comum CurricularPolíticas públicasCurrículosProfessoresEducação básicaEscolasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.A investigação contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: Que Educação em Ciências está sendo realizada em escolas públicas do município de Florianópolis a partir do cenário da aprovação da BNCC? Desdobrei o referido problema em algumas questões: a) quais os apontamentos da área de pesquisa em Educação em Ciências sobre a BNCC?; b) que implicações o texto da BNCC traz para a Educação em Ciências?; ec) que impactos a BNCC gerou na visão dos docentes de Ciências? Nesse sentido, realizei uma pesquisa qualitativa, em que assuntos e documentos foram utilizados como fontes de informações. Como resultados alcançados, a respeito da revisão de literatura sobre o tema "BNCC e Educação em Ciências", percebeu-se que houve um aumento das produções (trabalhos, teses, dissertações e artigos) sobre o tema nos últimos anos. A maioria dos textos abordam "elementos constitutivos gerais do documento e/ou perspectivas ligadas à educação/ensino no documento" e tratam a BNCC de forma desabonadora, tecendo críticas importantes ao conteúdo do documento e à forma como ele foi elaborado e promulgado. BNCC, argumento de que a busca pelo estabelecimento de uma base curricular não é inédita na educação brasileira, sendo que o texto do PNE 2014-2024 faz a primeira menção a uma "base nacional comum dos currículos" que parecem interessantes, esses são vazios de significados, uma vez que podem ser muito polissêmicos.Sobretudo para a Educação em Ciências, as competências e habilidades propostas buscam, sob o rótulo de "atividades investigativas" ou mesmo de STEM Education a aplicação de supostas soluções Imediatamente os supostos problemas a serem detectados pelos estudantes, o que impede que o conhecimento seja objeto de experiência e reflexão crítica. Também ocorre uma valorização de processos indutivos para a produção de conhecimento, assim como de procedimentos previamente estabelecidos, aspectos esses que têm um cunho positivista no modo de relação com o conhecimento científico, perspectiva há muito considerada ultrapassada pela pesquisa na área de Educação em Ciências. Outro aspecto discutido é o alinhamento das políticas educacionais que a BNCC traz. Por fim, abordei as diversas mudanças nas propostas curriculares do município de Florianópolis através do tempo, sendo que a última é baseada na primeira versão da BNCC e conto com a participação de uma instituição privada. Também, apresento os impactos da base na Educação em Ciências sob a ótica de docentes de escolas públicas, discutindo esses dados com outros obtidos na rede privada de ensino de Florianópolis e de outros municípios do estado. Com isso, realizaram movimentos de docência distintos em relação à BNCC, a saber: reprodução (por pressões externas ou por convicções próprias), insurgência (sem ou com práticas inventivas) e transformação, sendo o segundo o mais comum, no contexto das escolas públicas. Assim, a partir de elaborações teóricas que argumentam sobre a existência de inúmeras situações envolvidas entre as interpretações e ações expressas pelos profissionais que atuam na prática, aquelas expressas pelos formuladores e autores dos textos da política e, também, dos dados empíricos obtidos e analisados nesta investigação, proponho a seguinte tese: no contexto treinado, as pessoas professoras que atuam na escola e na sala de aula buscam uma formação ampliada e crítica para seus discentes. Tais profissionais atuam neste sentido criando e utilizando-se de inúmeras brechas. Também, o fazem apesar das amarras colocadas em seu trabalho didático-pedagógico. Isto ocorre ao mesmo tempo que formuladores e autores dos textos de políticas, em um cenário de reforma empresarial da educação, buscam um alinhamento entre ensino-aprendizagem-avaliação-formação que rebaixa a formação dos sujeitos estudantes, de modo que a educação científica e tecnológica busque atender às demandas do mercado de trabalho do capitalismo neoliberal.Abstract: The investigation seeks to contribute to answering the following research problem: What Science Education is being carried out in public schools in the city of Florianópolis based on the approval of the BNCC? I broke down the aforementioned problem into some questions: a) what are the notes from the research area in Science Education about the BNCC?; b) what implications does the BNCC text bring to Science Education?; and c) what impacts did BNCC generate in the view of Science teachers? In this sense, I carried out qualitative research, in which subjects and documents were used as sources of information. As results achieved, regarding the literature review on the topic \"BNCC and Science Education\", I realized that there was an increase in productions (works, theses, dissertations and articles) on the topic in recent years. Most of the texts address "general constituent elements of the document and/or perspectives linked to education/teaching in the document" and treat the BNCC in a discrediting manner, making important criticisms of the content of the document and the way in which it was prepared and promulgated. Specifically about the BNCC, I argue that the search for the establishment of a curricular base is not unprecedented in Brazilian education, and the text of the PNE 2014-2024 makes the first mention of a "base nacional comum dos currículos". Furthermore, despite the BNCC bringing elements rhetorics that may seem interesting, these are emptied of meanings, since they are very polysemic. Especially for Science Education, the proposed skills and abilities seek, under the label of "investigative activities" or even STEM Education, the application of supposed immediate solutions to supposed problems to be detected by students, which prevents knowledge from being the object of critical experience and reflection. There is also an appreciation of inductive processes for the production of knowledge, as well as previously fixed procedures, aspects that have a positivist nature in the way of relating to scientific knowledge, a perspective long considered outdated by research in the area of Science Education . Another aspect discussed is the alignment of educational policies that the BNCC brings. Finally, I addressed the various changes to the curricular proposals of the municipality of Florianópolis over time, the last of which is based on the first version of the BNCC and included the participation of a private institution. Also, I present the impacts of the base on Science Education from the perspective of public school teachers, discussing this data with others obtained in the private education network in Florianópolis and other municipalities in the state. With this, I noticed different teaching movements around the BNCC, namely: reproduction (due to external pressure or own convictions), insurgency (without or with inventive practices) and transformation, the second being the most common, in the context of public schools. Thus, based on theoretical elaborations that argue about the existence of numerous tensions between the interpretations and actions expressed by professionals who work in practice, those expressed by the formulators and authors of the policy texts and, also, the empirical data collected and analyzed in this investigation , I propose the following thesis: in the context studied, teachers who work at school and in the classroom seek expanded and critical training for their students. Such professionals work in this sense by creating and using numerous loopholes. Also, they do so despite restrictions placed on their didactic-pedagogical work. This occurs at the same time that formulators and authors of policy texts, in a scenario of corporate education reform, seek an alignment between teaching-learning-evaluation-training that lowers the training of student subjects, so that scientific and technological education seek to meet the demands of the labor market of neoliberal capitalism.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Larissa Zancan2024-01-31T23:24:20Z2024-01-31T23:24:20Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis505 p.| tabs.application/pdf386031https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254152porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-08T12:15:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-08T12:15:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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