Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Jaqueline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182254
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_57afaa8296b1f9f73ed0305aaeec102d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182254
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologiacoleção didáticatemas transversaisaspectos teórico-metodológicosrecursos visuaiseducação básicaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A reprodução humana por sua importância biológica e social está inserida nos currículos escolares de toda a Educação Básica Brasileira. Do mesmo modo, os temas transversais sexo, sexualidade, os métodos contraceptivos, gravidez, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Estudar a reprodução humana e seus temas transversais despertam o interesse e a curiosidade dos adolescentes, que buscam na escola um amparo para elucidar suas dúvidas. O livro didático de ciências e biologia é, na grande maioria dos casos, o principal referencial teórico a que muitos estudantes têm acesso, razão pela qual se faz necessário conhecer como esta importante ferramenta aborda as questões que permeiam a reprodução humana e seus temas transversais. Neste trabalho foram analisados seis livros didáticos de Ciências e Biologia, três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio, utilizados pelas escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis. Para a avaliação dos capítulos que abordam a reprodução humana e seus temas transversais, foram definidas quatro categorias de critérios, (i) aspectos teórico-metodológicos, (ii) recursos visuais, (iii) temas transversais, (iv) atividades e exercícios propostos. Nossa análise mostra que os livros do Ensino Fundamental II apresentam maior preocupação com a aprendizagem, de tal maneira que permite ao estudante a formação de um senso critico. Já nos livros de Ensino Médio, verificamos conteúdos mais extensos, muitas vezes além das necessidades para a faixa etária a qual se destinam. A reprodução humana é uma temática que historicamente está impregnada de tabus e preconceitos, talvez por este motivo a reprodução seja apresentada de maneira tão clássica e buscando trabalhar principalmente seus aspectos anatômicos e fisiológicos.Humam reproduction due to biological and social importance is inserted in the school curriculum of all Brazilian Basic Education. In the same way, the transversal themes as sex, sexuality, contraceptive methods, pregnancy, teenage pregnancy and sexually transmitted infections. Human reproduction and its transversal themes arouse the interest and curiosity of the teenagers, and the school is an environment where can elucidate their doubts. Moreover, the Science and Biology textbooks, in the most cases, are the main theoretical references for students. For this reason, is necessary to know how this important tool approaches the issues about the human reproduction and its transversal themes. In this work were analyzed six Science and Biology textbooks, three of Elementary School II and three of the High School, used by state public schools of Florianópolis. For the evaluation of the chapters four categories of criteria were defined, (i) theoretical-methodological aspects, (ii) visual resources, (iii) transversal themes, (iv) activities and exercises. Our analysis showed that the textbooks of Elementary School II present a greater concern with learning, that allows the student to form a critical sense. In the High School books, we check more extensive contents, often beyond the needs for the age group for which they are intended. Human reproduction is a theme that is historically impregnated with taboos and prejudgement, perhaps for this reason the reproduction is presented in such a classic way and seeking to work mainly its anatomical and physiological aspects.Florianópolis, SC.Nazari, Evelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaZimmer, Jaqueline2017-12-14T14:00:43Z2017-12-14T14:00:43Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182254porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-14T14:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182254Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-14T14:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
title Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
spellingShingle Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
Zimmer, Jaqueline
coleção didática
temas transversais
aspectos teórico-metodológicos
recursos visuais
educação básica
title_short Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
title_full Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
title_fullStr Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
title_sort Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia
author Zimmer, Jaqueline
author_facet Zimmer, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nazari, Evelise Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv coleção didática
temas transversais
aspectos teórico-metodológicos
recursos visuais
educação básica
topic coleção didática
temas transversais
aspectos teórico-metodológicos
recursos visuais
educação básica
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T14:00:43Z
2017-12-14T14:00:43Z
2017-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182254
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651977189490688