O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444 |
Resumo: | No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes. |
id |
UFSC_57e6f6e9fbf8154d0f2c546f5cb88d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131444 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDOREScapacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal.No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes.INPEAU2015-04-02T13:29:41Z2015-04-02T13:29:41Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444Delfino, NelsonPrado, Maria de LourdesSilveira, Ricardo Boeing daSouza, Rosimeri Maria deMerino, Eugenio Andres Diazporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T13:29:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T13:29:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
title |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
spellingShingle |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES Delfino, Nelson capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal. |
title_short |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
title_full |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
title_fullStr |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
title_full_unstemmed |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
title_sort |
O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES |
author |
Delfino, Nelson |
author_facet |
Delfino, Nelson Prado, Maria de Lourdes Silveira, Ricardo Boeing da Souza, Rosimeri Maria de Merino, Eugenio Andres Diaz |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Maria de Lourdes Silveira, Ricardo Boeing da Souza, Rosimeri Maria de Merino, Eugenio Andres Diaz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Nelson Prado, Maria de Lourdes Silveira, Ricardo Boeing da Souza, Rosimeri Maria de Merino, Eugenio Andres Diaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal. |
topic |
capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal. |
description |
No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-02T13:29:41Z 2015-04-02T13:29:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652402097651712 |