O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Nelson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Prado, Maria de Lourdes, Silveira, Ricardo Boeing da, Souza, Rosimeri Maria de, Merino, Eugenio Andres Diaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444
Resumo: No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes.
id UFSC_57e6f6e9fbf8154d0f2c546f5cb88d84
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131444
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDOREScapacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal.No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes.INPEAU2015-04-02T13:29:41Z2015-04-02T13:29:41Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444Delfino, NelsonPrado, Maria de LourdesSilveira, Ricardo Boeing daSouza, Rosimeri Maria deMerino, Eugenio Andres Diazporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T13:29:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T13:29:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
title O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
spellingShingle O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
Delfino, Nelson
capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal.
title_short O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
title_full O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
title_fullStr O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
title_full_unstemmed O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
title_sort O PLANO DE CAPACITAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL JUNTO A SEUS SERVIDORES
author Delfino, Nelson
author_facet Delfino, Nelson
Prado, Maria de Lourdes
Silveira, Ricardo Boeing da
Souza, Rosimeri Maria de
Merino, Eugenio Andres Diaz
author_role author
author2 Prado, Maria de Lourdes
Silveira, Ricardo Boeing da
Souza, Rosimeri Maria de
Merino, Eugenio Andres Diaz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Nelson
Prado, Maria de Lourdes
Silveira, Ricardo Boeing da
Souza, Rosimeri Maria de
Merino, Eugenio Andres Diaz
dc.subject.por.fl_str_mv capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal.
topic capacitação, criação do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, universidade federal.
description No contexto da gestão do conhecimento, levando-se em consideração a sua criação e o seu compartilhamento, citam-se as universidades, as quais têm sido reconhecidas como as avenidas para o ensino e a consequente aprendizagem, a pesquisa e a descoberta, bem como provedores de serviços à sociedade via aplicação do conhecimento. O presente trabalho objetivou a análise da influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem, por meio do plano de capacitação de uma universidade federal, junto aos seus servidores. A abordagem utilizada foi a quantitativa, sendo a pesquisa descritiva. Foram coletados dados primários e secundários em um universo de 1732 servidores que realizaram algum curso de capacitação entre 2011/1 e 2011/2. Entre os participantes da pesquisa conseguiu-se o retorno de 233 questionários. Desta forma, foi possível obter resposta ao questionamento elaborado, cujo tema central foi responder qual a influência da criação e do compartilhamento do conhecimento na aprendizagem por meio do plano de capacitação de uma universidade federal no sul do país. Verificou-se ainda por intermédio dos pontos levantados que a capacitação da referida universidade federal utiliza em seus cursos de aprimoramento meios de geração e compartilhamento do conhecimento como forma de ampliar a aprendizagem, como pode ser constatado quando 51% dos entrevistados concordam parcialmente e 23% concordam totalmente que os cursos de capacitação permitem a criação de laços sociais (amizade) entre os seus participantes. Observou-se que 45% concordam parcialmente e 41% concordam totalmente que trabalhar em grupo ajuda a maior obtenção de conhecimento. Quanto ao quesito de comentar com outros servidores sobre as satisfações/frustrações a respeito dos cursos de capacitação, os percentuais 39% e 36% respectivamente para os indicadores de concorda parcialmente e totalmente. Finalizando, constatou-se que 51% concordam parcialmente que os cursos de capacitação, na forma como são ministrados, geram desenvolvimento de confiança mútua entre os participantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-02T13:29:41Z
2015-04-02T13:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652402097651712