A política de avaliação em larga escala no contexto da reforma empresarial: controle dos processos formativos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Pires da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234004
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling A política de avaliação em larga escala no contexto da reforma empresarial: controle dos processos formativos na escolaAvaliação em Larga EscalaBNCCReformadores EmpresariaisResponsabilizaçãoPrivatizaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa sobre a Política de Avaliação em Larga Escala (ALE) no contexto da Reforma Empresarial que ocorre no país desde 1990 até os dias atuais. Tem como objetivo geral refletir sobre as atuais políticas de avaliação em larga escala, apontando as intenções e objetivos desta política na educação pública, articulando-as com outras políticas educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio (REM) na Educação Básica brasileira. Realizamos pesquisa documental e bibliográfica em autores como Freitas (2014), Junior e Maués (2014) e Ravitch (2011). Concluímos que as ALE juntamente com a BNCC e a REM constituem um conjunto de políticas articuladas para o controle dos processos formativos da escola, com o objetivo da padronização e internacionalização do ensino, introduzindo na escola uma lógica empresarial por meio da política de responsabilização (accountability). Nesse sentido, o Estado passa por uma redefinição de seu papel, deixando de ser provedor da educação enquanto bem público, para transformar-se em instância regulamentadora, avaliadora e controladora, abrindo espaço para a penetração da lógica privada nas instituições públicas de ensino.Florianópolis, SCDalmagro, Sandra LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jéssica Pires da2022-04-13T13:10:54Z2022-04-13T13:10:54Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234004info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-13T13:10:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-13T13:10:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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