Vir-a-ser da sensibilidade: ensaio sobre a dimensão estética da formação humana mediada pela literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Soraya Reginato da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129205
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
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spelling Vir-a-ser da sensibilidade: ensaio sobre a dimensão estética da formação humana mediada pela literaturaEducaçãoLiteratura -EsteticaOntologiaMaterialismo dialeticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Este estudo se caracteriza como uma pesquisa teórica, que se sustenta no materialismo histórico dialético e na perspectiva da ontologia crítica como método e concepção de mundo, respectivamente. De modo geral, seu objetivo consiste em reunir fundamentos teóricos que subsidiem uma análise ontológica crítica sobre a dimensão da sensibilidade na formação humana em relação com a literatura. Parte-se do pressuposto de que as ideias estéticas de Marx, ainda que não consolidadas em uma teoria estética sistemática, constituem uma dimensão fundamental de seu pensamento revolucionário. Ademais, as inúmeras referências à literatura nas obras de Marx, longe de serem meros adornos eruditos, sinalizam para a relevância das manifestações de cunho artístico na composição de uma compreensão própria de mundo e nos incitam a pensar, sobretudo, em como as referências literárias podem alimentar, movimentar, isto é, mediar a elaboração conceitual em diversas áreas do conhecimento. O caráter disperso e a publicação tardia de grande parte da produção de Marx e Engels sobre estética e literatura, contudo, são alguns dos fatores que contribuíram para o surgimento de posições diversas em relação à estética ao longo do desenvolvimento do marxismo. Dentre esse conjunto de posicionamentos, destaca-se certa tendência, verificada principalmente nos primeiros marxistas, mas também em autores mais atuais, a diminuir a importância da teorização acerca da estética e da arte ou encarar estes elementos de maneira estreita. Ciente de que o modo como a discussão estética se desenvolveu no marxismo traz a tona desdobramentos para o campo da formação humana nessa perspectiva, afirma-se a necessidade de manter o tema da dimensão da sensibilidade na formação humana aberto a análises nas mais diversas frentes que o trato com a estética possibilita. Foi escolhido, pois, percorrer o referido objeto focalizando a sua relação com o âmbito específico da literatura, tendo em vista a vitalidade que essa manifestação estética alcança nas produções de Marx, Engels e Lukács. Considerando, pois, a formação estética como um complexo particular, entende-se que esta adquire maior concretude na medida em que é explorada como um campo de mediações entre complexos universais e singulares que compõem a investigação, como a estética, a arte e a literatura. Esse modo de olhar para o objeto em questão possibilita captar importantes nexos, determinações recíprocas e contradições atinentes à formação estética e, consequentemente, reconhecer as necessidades sociais e os campos de alternativas postas para ação humana criadora nesse âmbito.<br>Abstract : This study is itself characterized as a theoretical research, which is supported on both dialectical materialism and the perspective of the critical ontology as, respectively, method and point of view. On a general basis, its objective consists on gathering theoretical grounds that support a critical ontologic analysis on the dimension of the sensibility in human formation towards literature. By knowing that Marx's aesthetical ideas, yet unconsolidated into a systematical aesthetical theory, constitute a fundamental dimension of his revolutionary thought. Moreover, the numerous references to literature in the works of this author, far from being mere sophisticated ornaments, signpost the relevancy of the artistic manifestations on the composal of an independent comprehension of the world, and that incites one to think on how the literary references can feed, move, that is, how they can mediate the conceptual elaboration in many of the knowledgement areas. The disperse character and late publication of great part of Marx and Engels' production on aesthetics and literature, however, are some of the factors that contributed to the appearance of diverse positions towards aesthetics during the development of marxism. Among this group of positions, one can detach a certain tendency, verified mainly among the first marxists but also present in more current authors, to diminish the importance of the theorization over art and aesthetics or even to face these elements on a narrow way. Knowing that the way the aesthetic discussion was developed in marxism brings forward consequences to the field of human formation on that perspective, one can affirm the necessity of keeping the theme of the dimension of sensibility in human formation open to analysis in the most diverse fronts that the dealing with aesthetics can provide. One has chosen, therefore, to travel around the referred object by focusing its relation with the specific scope of literature, by knowing the vitality that this manifestation reaches in Marx, Engels and Lukács' productions. Considering, then, the aesthetic formation as a particular complex, one understands that it acquires a bigger concreted as long as it is explored as a field of mediations between universal and singular complexes that compound the investigation, such as aesthetics, art and literature. This way of looking to the referred object makes one capture important senses, reciprocal determinations and implied contradictions to the aesthetical formation and, consequently, to recognize the social needs and the fields of alternatives given to the creator human action within this scope.Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaVitória, Soraya Reginato da2015-02-05T20:48:56Z2015-02-05T20:48:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf329029https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129205porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:48:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:48:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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