Lukács vai a Goethe: mediações literárias da dimensão estética na formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Soraya Reginato da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192905
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Lukács vai a Goethe: mediações literárias da dimensão estética na formação humanaEducaçãoEstéticaRomance (Gênero literário)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O estudo se dirige ao tema da dimensão estética da formação humana e desenvolve uma análise que relaciona o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, e os escritos sobre estética, literatura e ontologia de Lukács. Alicerçados na compreensão da estética como dimensão inalienável de uma formação que favoreça o desenvolvimento cada vez mais social das potencialidades humanas, indagamos sobre as contribuições que este romance pode oferecer à discussão sobre a dimensão estética da formação humana, tal como concebida pelo pensamento lukáscsiano. Encontramos no método materialista dialético e na teoria lukácsiana fundamentos para análises que nos permitem afirmar que o romance goetheano revela aspectos que são imprescindíveis para uma compreensão acerca da dimensão estética da formação humana no interior da tradição marxista. As aventuras e desventuras do problemático herói Wilhelm Meister expressam que a dimensão estética remete para o âmbito das experiências sensíveis em geral, mas tem nas obras de arte uma de suas expressões mais elaboradas, devido às singularidades do contato com a generidade humana que ocorre na relação com as produções artísticas. Ao mesmo tempo, na narrativa goetheana as contradições do desenvolvimento das potencialidades humanas na moderna sociedade capitalista chamam a atenção para a incompatibilidade de um modelo de educação puramente estética nos novos tempos. Por essa razão, o herói goetheano precisa passar por um redimensionamento de sua formação: ele parte de um modelo idealizado de educação harmônica, autônoma e total, que tinha no âmbito estético, mais precisamente no teatro, a sua centralidade; mas para que seu projeto não resulte na catástrofe de um vagar pelo desmesurado e informe, Wilhelm é orientado a uma reconciliação com a realidade na incorporação de uma vida ativa. Apesar da crítica a uma formação puramente estética, é chamativa no romance goetheano uma orientação à preservação das obras do passado, como indicação do compromisso em recuperar o poético mesmo sob as condições prosaicas e de empobrecimento formativo da vida moderna. Isso se deve à potência da formação humana estética propiciada pela apropriação de obras de arte autênticas potencial que, segundo Lukács, está em seu efeito catártico e de autoconsciência humana.Abstract : This study addresses the topic of the aesthetic dimension in human development and establishes an analysis that relates Goethe's novel 'Wilhelm Meister's Apprenticeship' and Lukács' writings on aesthetics, literature, and ontology. Based on the understanding of aesthetics as an inalienable dimension of a development that favors the increasingly social growth of human potentialities, we inquire about the contributions that this novel can offer to the discussion on the aesthetic dimension in human development, as conceived by the Lukascian thinking. We find in the dialectical materialist method and in the Lukascian theory foundations for analysis that allow us to affirm that the Goethean novel reveals aspects that are essential for obtaining an understanding about the aesthetic dimension in human development within the Marxist tradition. The adventures and misadventures of the troubled hero Wilhelm Meister express that the aesthetic dimension refers to the ambit of sensitive experiences in general, but has in works of art one of its most elaborate expressions, due to the contact singularities with the human generation which occurs in the relation with artistic productions. At the same time, in the Goethean narrative, the contradictions of the development of human potentialities in the modern capitalist society draw attention to the incompatibility of a model of purely aesthetic education in the new times. For this reason, the Goethean hero must undergo a resizing of his formation: he starts from an idealized model of harmonic education, autonomous and total, that had in the aesthetic ambit, more precisely in theater, its centrality; but in order for his project not to result in the catastrophe of wandering in the inordinate and unformed, Wilhelm is guided to a reconciliation with reality in the incorporation of an active life. Despite criticism of purely aesthetic development, it is singular in the Goethean novel its orientation towards the preservation of works of the past, as an indication of the commitment to recover the poetic even under the prosaic conditions and the formative impoverishment of modern life. This is due to the power of the aesthetic human development propitiated by the appropriation of authentic works of art - a potential that, according to Lukács, lies in its cathartic effect and human self-consciousness.Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaVitória, Soraya Reginato da2019-01-10T03:00:48Z2019-01-10T03:00:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 p.| il.application/pdf355362https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192905porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-10T03:00:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192905Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-10T03:00:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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