Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Viviane Schmoeller
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122010
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_595b28d2b5028cfe3c52e57204d36bec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122010
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetosConstrução civilAvaliação Pós-Ocupação - APOGestão da qualidadeSatisfação do usuárioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O perfil dos clientes tem-se modificado nos últimos anos, tornando-os cada vez mais exigentes com os produtos colocados à sua disposição. O gerenciamento da satisfação do usuário é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa, pois fornece informações necessárias à tomada de decisões e ao desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade e produtividade. A identificação das necessidades dos clientes é o ponto inicial para empresas construtoras que desejam iniciar programas de qualidade, tais como a ISO 9001 e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H. Verificar o nível de satisfação dos moradores com o imóvel adquirido foi um dos objetivos principais desse trabalho que pôde ser atingido por meio da Avaliação Pós-Ocupação - APO. Realizou-se um estudo de caso, com a utilização de questionários enviados aos moradores de um empreendimento na cidade de Florianópolis/SC. O índice de respostas foi de 42,7%. Verificou-se a que a composição familiar predominante é composta por um ou dois adultos sem filhos; quais os principais serviços e materiais que demandam assistência técnica pós-venda; diretrizes para futuros projetos, preferência por espaços maiores, áreas de vivência internas ao apartamento maior e melhor equipadas; e, também, que embora o usuário se declare 100% satisfeito com o ambiente construído os argumentos e as reclamações expostas não confirmam os resultados, ninguém está totalmente satisfeito. Obtiveram-se dados que podem ser úteis aos setores de projeto e assistência técnica pós-venda da construtora responsável pela execução do edifício residencial. Com isso obtêm-se informações que, se utilizadas adequadamente, podem subsidiar um processo contínuo de melhoria na empresa.Mutti, Cristine do NascimentoUniversidade Federal de Santa CatarinaBicalho, Viviane Schmoeller2014-07-24T21:24:34Z2014-07-24T21:24:34Z2014-07-242014-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122010porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-27T03:02:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122010Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-27T03:02:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
title Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
spellingShingle Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
Bicalho, Viviane Schmoeller
Construção civil
Avaliação Pós-Ocupação - APO
Gestão da qualidade
Satisfação do usuário
title_short Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
title_full Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
title_fullStr Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
title_full_unstemmed Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
title_sort Avaliação do nível de satisfação do usuário com o imóvel adquirido e aspectos para assistência técnica e projetos
author Bicalho, Viviane Schmoeller
author_facet Bicalho, Viviane Schmoeller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mutti, Cristine do Nascimento
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Viviane Schmoeller
dc.subject.por.fl_str_mv Construção civil
Avaliação Pós-Ocupação - APO
Gestão da qualidade
Satisfação do usuário
topic Construção civil
Avaliação Pós-Ocupação - APO
Gestão da qualidade
Satisfação do usuário
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T21:24:34Z
2014-07-24T21:24:34Z
2014-07-24
2014-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122010
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652073189769216