Aplicação do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em instituições de ensino superior - IES. para a promoção da qualidade da educação permanente
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87394 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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Aplicação do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em instituições de ensino superior - IES. para a promoção da qualidade da educação permanenteEngenharia de produçãoEducaçãoQualidade (Educação)ConhecimentoCriação (literária, artística, etc)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoA presente tese de doutorado, propôs aplicar o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, em Instituições de Ensino Superior- IES, visando a promoção da qualidade da educação permanente. Neste sentido, foi realizada uma aplicação do modelo na Fanorpi # Faculdade Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, com os professores dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com encontros mensais durante o ano 2001, onde a pesquisadora desenvolveu e aplicou os instrumentos alinhados à prática docente, desencadeando a pesquisa conforme as fases de socialização, externalização, combinação. A última fase da internalização do modelo de Nonaka e Takeuchi para a criação do conhecimento, foi desenvolvida em 2003 onde foram identificadas as melhoria ocorridas e a validade do modelo. Os instrumentos identificaram aspectos cognitivos da prática docente, levando os professores a desenvolverem mudanças de comportamento, devido a conscientização dos seus conhecimentos implícitos. As conclusões da tese permite afirmar que o modelo de Nonaka e Takeuchi, pode ser implementado em IES de forma consistente, desde que seja levada em consideração uma terceira dimensão, relativa aos fatores de ordem gnosiológica, relativos a prática docente. Por outro lado, as conclusões também permitiram evidenciar a importância da articulação do trabalho da coordenação do curso, como facilitador do processo de compartilhamento dos conhecimentos e melhorias implementadas na prática individual dos docentes em sala, no colegiado, de forma a proporcionar atualização constante no Projeto Político Pedagógico do curso, devido a capacitação continuada dos professores incorporando as melhorias em sua prática diária.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaColtre, Sandra Maria2012-10-21T19:20:45Z2012-10-21T19:20:45Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 147 f.| tabs.application/pdf208505http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:42:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:42:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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