Paisagens vividas e em movimento entre os Asháninka do Rio Ene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Paucar, Rocio Esther
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205951
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.
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spelling Paisagens vividas e em movimento entre os Asháninka do Rio EneAntropologiaAntropologia socialÍndios KampaPaisagensTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.Esta tese é movida pelas seguintes questões: que tipo de vínculo criaram e criam os Asháninka de Cutivireni com a paisagem que habitam? Porque falar em lugares significativos e em paisagem como memória? Como entender as implicações da questão multidimensional da paisagem na sociabilidade? Como são interligados os lugares, a experiência, o corpo e o não humano nas artes verbais asháninka? Para tentar compreender e descrever as várias formas em que os Asháninka estão implicados na paisagem e vice-versa, a tese toma como ponto de partida algumas práticas performativas deste povo aruaque (narrativas e cantos) que evidenciam profundidade temporal e fluidez na paisagem. Assim, exploro a questão multidimensional da paisagem e sugiro que a experiência de fazer e se movimentar é outro modo de lembrar e transmitir conhecimento.Abstract : This thesis is motivated by the following questions: What type of linkage did the Asháninka of Cutivireni created and create with the landscape they inhabit? Why to speak of meaningful places and landscape as memory? How to understand the implications of the multidimensional issue of landscape in sociability? How are the places, the experience, the body and the nonhuman in the asháninka verbal arts interlinked? In order to understand and describe the different ways in which Asháninka are involved in the landscape and vice versa, the thesis takes as a starting point some performative practices of this Arawak people (narratives and songs) that reveal temporal depth and fluidity in the landscape. In this way, I explore the multidimensional issue of landscape and suggest that the experience of doing and moving is another way of remembering and transmiting knowledge.Zea, Evelyn Martina SchulerBueno, Juliana Salles MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarreto Paucar, Rocio Esther2020-03-31T14:29:05Z2020-03-31T14:29:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis348 p.| il.application/pdf360176https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205951porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:29:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:29:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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