A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Andréa do Prado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
id UFSC_5ae0846ab751faaa5c580ebc5eeae4c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetizaçãoLingüísticaProfessores alfabetizadoresFormaçãoAlfabetizaçãoPsicolinguísticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.A presente dissertação tematiza a importância da formação linguística e psicolinguística do professor alfabetizador como meio para a obtenção de bons resultados na alfabetização. O texto aborda estudos realizados a partir de dois eixos de investigação, o bibliográfico e o documental. O primeiro trata do levantamento dos aportes teóricos indispensáveis à compreensão dos processos implicados na alfabetização e apresenta como tópicos: a indissocialbilidade entre alfabetização e letramento, o sistema de escrita alfabética; critérios para a introdução dos grafemas na alfabetização; a articulação dos traços das letras; a consciência fonológica; memória e aprendizagem; a escrita espelhada, o processamento da leitura; a variação sociolinguística entre outros. O segundo se refere à análise documental sobre o currículo de formação inicial do professor alfabetizador. Utilizou-se como corpus de análise os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com o intuito de verificar se os conhecimentos linguísticos e psicolinguísticos encontram-se arrolados nas ementas das disciplinas correlatas à alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que parte de unidades temáticas observáveis definidas a priori para a averiguação do perfil de formação dos egressos, em especial no que tange ao embasamento teórico-metodológico para as especificidades da alfabetização.<br>Abstract : This dissertation studies the importance of preparing the future early literacy teacher with an underground knowledge on linguistics and psycholinguistics to obtain good results in his/her job. The text covers studies from two axes of research, bibliographic and documentary. The first deals with the survey of theoretical contributions necessary to understand the processes involved in literacy and presents topics such as: the indissocialbilidade between literacy and literacy,the alphabetic writing system; criteria for the introduction of graphemes in literacy; the articulation of the strokes of the letters; phonemic awareness; memory and learning; the mirrored writing, reading processing; the sociolinguistic variation among others. The second refers to the documentary analysis of the curriculum of initial training of literacy teachers. It was used as an analytical corpus the Pedagogical Political Project of Degree Courses in Pedagogy at the University of the State of Santa Catarina - UDESC and the Federal University of Santa Catarina - UFSC, in order to verify whether the knowledge (psycho) linguistic are listed in the menus of related disciplines to literacy. This is a qualitative and quantitative research, that part of thematic units defined a priori for the investigation of the profile of training of graduates, in particular with respect to the theoretical and methodological basis for the specifics of literacy.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaFelippe, Andréa do Prado2016-10-19T12:47:25Z2016-10-19T12:47:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf339009https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:47:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:47:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
title A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
spellingShingle A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
Felippe, Andréa do Prado
Lingüística
Professores alfabetizadores
Formação
Alfabetização
Psicolinguística
title_short A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
title_full A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
title_fullStr A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
title_full_unstemmed A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
title_sort A importância da formação (psico)linguística do professor alfabetizador para a obtenção de bons resultados na alfabetização
author Felippe, Andréa do Prado
author_facet Felippe, Andréa do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Leonor Scliar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Andréa do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Professores alfabetizadores
Formação
Alfabetização
Psicolinguística
topic Lingüística
Professores alfabetizadores
Formação
Alfabetização
Psicolinguística
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:47:25Z
2016-10-19T12:47:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339009
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372
identifier_str_mv 339009
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651882848059392