O "direito à infância na escola": o estágio docente como campo de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Maria Eliza Chierighini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129637
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPimentel, Maria Eliza ChierighiniQuinteiro, Jucirema2015-02-05T21:19:38Z2015-02-05T21:19:38Z2014328643https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129637Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Este trabalho tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades do "direito à infância na escola", numa perspectiva sociológica e histórica, a partir de uma experiência de caráter longitudinal realizada no âmbito do estágio docente em nível universitário, mediante a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os resultados deste processo encontram-se registrados pelas estudantes estagiárias em relatórios de estágio que expressam o que foi ensinado e aprendido no decorrer da graduação, bem como os desafios de se constituir professora da educação básica no chão da sala de aula respeitando a infância na escola. A metodologia adotada pauta-se na definição de monografia de base proposta por Saviani, a partir de um rigoroso levantamento, organização, classificação e seleção do material coletado, centrando-se a análise nos 77 relatórios acumulados ao longo de doze anos. Dentre os resultados obtidos, é possível constatar que a escola pode vir a ser tempo e espaço privilegiado da infância nos nossos tempos desde que se organize intencionalmente as condições adequadas para garantir a máxima apropriação das qualidades humanas pelas novas gerações. Entretanto, a análise de tais dados indica que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir os direitos da criança, pois ao mesmo tempo em que a infância ganhou visibilidade no interior da escola, principalmente, por meio das manifestações de alegria e envolvimento das crianças nas ações desenvolvidas pelo estágio docente, os adultos têm manifestado certo tipo de rejeição a tais conteúdos, especialmente, ao direito à participação da criança no seu próprio processo formativo.<br>Abstract : The purpose of this study is to analyze the limits and possibilities of the  right to childhood in the schools , from a sociological and historic perspective, based on an experience of a longitudinal character conducted in the realm of teaching internships at a university level, considering the inseparability between teaching, research and extension. The results of this process are registered by the student interns in their internship reports that express what was taught and learned during their undergraduate studies, as well as the challenges of becoming an elementary school teacher on the classroom floor, considering respect for childhood in the schools. The methodology adopted is based on the definition of a basic monograph proposed by Saviani, by conducting a rigorous survey, organization, classification and selection of material collected, focusing on the analysis of 77 reports accumulated over 12 years. Among the results obtained, it is possible to find that the school can come to be a privileged time and space of childhood, as long as it intentionally organizes the conditions suitable for guaranteeing the maximum appropriation of human qualities for new generations. Nevertheless, the analysis of these data indicate that there is still a long road to travel to guarantee the rights of children, because at the same time in which childhood gains visibility in the school, mainly in the expressions of joy and involvement of children in the actions undertaken during the teaching internship, the adults have expressed a certain type of rejection of these contents, especially the right for children to participate in their own educational process.197 p.| il.porEducaçãoInfânciaProfessores -FormaçãoEstágiosPesquisa educacionalCriançasDesenvolvimentoEducaçãoO &quot;direito à infância na escola&quot;: o estágio docente como campo de pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL328643.pdfapplication/pdf1168787https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129637/1/328643.pdf4d6392f47a145f32be08b9a11c426a2eMD51123456789/1296372016-03-07 15:57:00.493oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129637Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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