Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, C.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Folque, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24796
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71
Resumo: Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância.
id RCAP_25750e3674820dbfe327b5862a5711a3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infânciaEducação InfantilEstágioFormação de ProfessoresEEducação de InfânciaEste texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância.Universidade Estadual de Londrina2019-02-20T15:52:56Z2019-02-202018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24796http://hdl.handle.net/10174/24796https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71porMagalhães, C. & Folque, M. A. (2018). Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância, Educação em Análise, 3 (1),73-92.http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994Departamento de Pedagogia e Educaçãomagalhaes.cassiana@gmail.commafm@uevora.pt229Magalhães, C.Folque, M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:24.043527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
title Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
spellingShingle Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
Magalhães, C.
Educação Infantil
Estágio
Formação de Professores
EEducação de Infância
title_short Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
title_full Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
title_fullStr Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
title_full_unstemmed Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
title_sort Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
author Magalhães, C.
author_facet Magalhães, C.
Folque, M. A.
author_role author
author2 Folque, M. A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, C.
Folque, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Estágio
Formação de Professores
EEducação de Infância
topic Educação Infantil
Estágio
Formação de Professores
EEducação de Infância
description Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-20T15:52:56Z
2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24796
http://hdl.handle.net/10174/24796
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71
url http://hdl.handle.net/10174/24796
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, C. & Folque, M. A. (2018). Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância, Educação em Análise, 3 (1),73-92.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994
Departamento de Pedagogia e Educação
magalhaes.cassiana@gmail.com
mafm@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136635706671104