Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420 |
Resumo: | Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004 |
id |
UFSC_5bc88b87eee24939db2c68ea7b1fb551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160420 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Novatestesaritméticahistória da educação matemáticaDisponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática.Boletim GEPEM2016-04-07T19:39:19Z2016-04-07T19:39:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420Valente, Wagner RodriguesPinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T19:39:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T19:39:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
title |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
spellingShingle |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova Valente, Wagner Rodrigues testes aritmética história da educação matemática |
title_short |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
title_full |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
title_fullStr |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
title_full_unstemmed |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
title_sort |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues Pinheiro, Nara Vilma Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
testes aritmética história da educação matemática |
topic |
testes aritmética história da educação matemática |
description |
Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-07T19:39:19Z 2016-04-07T19:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232452734976 |