Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
Resumo: Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004
id UFSC_5bc88b87eee24939db2c68ea7b1fb551
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160420
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Novatestesaritméticahistória da educação matemáticaDisponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática.Boletim GEPEM2016-04-07T19:39:19Z2016-04-07T19:39:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420Valente, Wagner RodriguesPinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T19:39:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T19:39:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
title Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
spellingShingle Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
Valente, Wagner Rodrigues
testes
aritmética
história da educação matemática
title_short Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
title_full Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
title_fullStr Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
title_full_unstemmed Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
title_sort Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_role author
author2 Pinheiro, Nara Vilma Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv testes
aritmética
história da educação matemática
topic testes
aritmética
história da educação matemática
description Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-07T19:39:19Z
2016-04-07T19:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim GEPEM
publisher.none.fl_str_mv Boletim GEPEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232452734976