Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103300 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_5c028599c7edfe958fc5cea136b5bf99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103300 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional abertoCiência da informaçãoRepositóriosSurdos -EducacaoLíngua brasileira de sinaisEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011A pesquisa teve como objetivo identificar as características que um repositório educacional aberto deve apresentar para atender às necessidade de informação dos alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras na modalidade a distância (EaD) da Universidade Federal de Santa Catarina. Os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever o perfil dos alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras-EaD; examinar o uso das tecnologias da informação pelos alunos do curso Letras Libras-EaD e identificar os documentos que um repositório deve apresentar para atender às necessidades de informação dos alunos do curso Letras Libras-EaD. A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativo-quantitativa e a técnica utilizada para análise foi a análise de conteúdo. Para atingir os objetivos propostos foi aplicado um questionário com 98 alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras-EaD. Os resultados mostram que há um predomínio entre os alunos que formaram a amostra da pesquisa de pessoas do gênero feminino (59,18%), que estão na faixa etária entre 21 a 30 anos (50%), solteiros (51,02%), trabalham com carga horária entre 31 a 40 horas semanais (51,02%), apresentam fluência em libras (57,14%) e língua portuguesa (53,06%) e inglês (20,40%). Utilizam a internet com alta velocidade em casa (58,76%) e no ambiente de trabalho (47,18%). As ferramentas da internet consideradas mais importantes são o e-mail (78,54%), as listas de discussão (54,90%), o Messenger (52,94%), as ferramentas para compartilhamento de vídeos como o youTube (48,50%) e os sites para surdos (48,03%). Os softwares mais utilizados são o Movie Maker (50,05%), os processadores de texto (45,57%), o Msn (45,55%), Media Player (39,44%) e planilhas para cálculo (35,40%). Consideram como elementos muito importantes para a construção de um ambiente digital a presença de vídeos em libras (88,36%), dicionários digitais para a tradução do português para a libras (77,91%) e a presença de conteúdos digitais em formato variado por meio de textos, figuras, ilustrações e vídeos (74,62%) e vídeo em libras com legenda em português (66,19%). Os tipos de documentos considerados mais importantes pelos alunos surdos são as videoaulas (67,59%), os dicionários (61,23%) e as apostilas elaboradas por professores (60,10%). Os alunos ouvintes consideram como documentos mais importantes as videoaulas (86,75%), os livros (84,89%) e as apostilas elaboradas por professores (84,37%).Florianópolis, SCRodrigues, Rosângela SchwarzUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Romario Antunes da2013-07-16T04:03:27Z2013-07-16T04:03:27Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 p.| il., grafs., tabs.application/pdf298727http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:32:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:32:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
title |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
spellingShingle |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto Silva, Romario Antunes da Ciência da informação Repositórios Surdos - Educacao Língua brasileira de sinais Ensino a distancia |
title_short |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
title_full |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
title_fullStr |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
title_full_unstemmed |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
title_sort |
Usuários de língua brasileira de sinais: perspectivas para repositório educacional aberto |
author |
Silva, Romario Antunes da |
author_facet |
Silva, Romario Antunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosângela Schwarz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Romario Antunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação Repositórios Surdos - Educacao Língua brasileira de sinais Ensino a distancia |
topic |
Ciência da informação Repositórios Surdos - Educacao Língua brasileira de sinais Ensino a distancia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2013-07-16T04:03:27Z 2013-07-16T04:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
298727 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103300 |
identifier_str_mv |
298727 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652220259893248 |