A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mena, Marcos Roberto Sanchez
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_5c54e4b204ed7726f352c6c04b60e95d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167310
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes GualbertoTDIC´sCiberculturaTecnologia EducacionalEducaçãoInclusão DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A sociedade vigente está entremeada pela Cultura Digital, uma vez que o ser humano vive perpassado pelo uso de várias tecnologias, utilizando de todos os meios que agilizam e facilitam suas necessidades cotidianas, seja no contexto da comunicação, no convívio com as pessoas, na procura de informações, no lazer, no aprendizado, etc. O presente trabalho busca inquirir as dificuldades e resistência dos profissionais em Educação para incluir o uso das TDICs em suas práticas pedagógicas e, de que modo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação “TDIC” estão presentes na vida do professor e como o mesmo dispõe desse recurso, sem abandonar o que preconiza a Educação. Para tal, foi desenvolvida uma vídeo entrevista quanti-qualitativa na Escola de Ensino Médio Engº Annes Gualberto, Imbituba – SC, revelando o perfil dos professores diante o uso das TDIC em seu contexto pessoal e profissional. A pesquisa se referenciou teoricamente em autores como Lévy (1998); Lopes (2002); Jonassen (1996); Tajra (2004); Almeida (2007); Minayo (2004), tendo como principais conceitos a Tecnologia da Informação, Cibercultura e Cultura Contemporânea, Cultura digital e Relações Humanas mediadas pelas Tecnologias. Espera-se que este trabalho colabore com os demais pesquisadores e auxilie a promover o avanço na qualidade do ensino que o uso das TDIC em sala de aula podem ofertar.Florianópolis, SCRamos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaMena, Marcos Roberto Sanchez2016-09-12T18:36:58Z2016-09-12T18:36:58Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:36:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T18:36:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
title A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
spellingShingle A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
Mena, Marcos Roberto Sanchez
TDIC´s
Cibercultura
Tecnologia Educacional
Educação
Inclusão Digital
title_short A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
title_full A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
title_fullStr A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
title_full_unstemmed A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
title_sort A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
author Mena, Marcos Roberto Sanchez
author_facet Mena, Marcos Roberto Sanchez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mena, Marcos Roberto Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC´s
Cibercultura
Tecnologia Educacional
Educação
Inclusão Digital
topic TDIC´s
Cibercultura
Tecnologia Educacional
Educação
Inclusão Digital
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T18:36:58Z
2016-09-12T18:36:58Z
2016-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652370017517568