A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_5c54e4b204ed7726f352c6c04b60e95d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167310 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes GualbertoTDIC´sCiberculturaTecnologia EducacionalEducaçãoInclusão DigitalTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A sociedade vigente está entremeada pela Cultura Digital, uma vez que o ser humano vive perpassado pelo uso de várias tecnologias, utilizando de todos os meios que agilizam e facilitam suas necessidades cotidianas, seja no contexto da comunicação, no convívio com as pessoas, na procura de informações, no lazer, no aprendizado, etc. O presente trabalho busca inquirir as dificuldades e resistência dos profissionais em Educação para incluir o uso das TDICs em suas práticas pedagógicas e, de que modo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação “TDIC” estão presentes na vida do professor e como o mesmo dispõe desse recurso, sem abandonar o que preconiza a Educação. Para tal, foi desenvolvida uma vídeo entrevista quanti-qualitativa na Escola de Ensino Médio Engº Annes Gualberto, Imbituba – SC, revelando o perfil dos professores diante o uso das TDIC em seu contexto pessoal e profissional. A pesquisa se referenciou teoricamente em autores como Lévy (1998); Lopes (2002); Jonassen (1996); Tajra (2004); Almeida (2007); Minayo (2004), tendo como principais conceitos a Tecnologia da Informação, Cibercultura e Cultura Contemporânea, Cultura digital e Relações Humanas mediadas pelas Tecnologias. Espera-se que este trabalho colabore com os demais pesquisadores e auxilie a promover o avanço na qualidade do ensino que o uso das TDIC em sala de aula podem ofertar.Florianópolis, SCRamos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaMena, Marcos Roberto Sanchez2016-09-12T18:36:58Z2016-09-12T18:36:58Z2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:36:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167310Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-12T18:36:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
title |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
spellingShingle |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto Mena, Marcos Roberto Sanchez TDIC´s Cibercultura Tecnologia Educacional Educação Inclusão Digital |
title_short |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
title_full |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
title_fullStr |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
title_full_unstemmed |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
title_sort |
A resistência do professor quanto ao uso das tecnologias e cultura digital na escola médio engenheiro Annes Gualberto |
author |
Mena, Marcos Roberto Sanchez |
author_facet |
Mena, Marcos Roberto Sanchez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mena, Marcos Roberto Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC´s Cibercultura Tecnologia Educacional Educação Inclusão Digital |
topic |
TDIC´s Cibercultura Tecnologia Educacional Educação Inclusão Digital |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-12T18:36:58Z 2016-09-12T18:36:58Z 2016-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652370017517568 |