Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marcelo Bechtlufft
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_6741c7cdb6374b702db703075a8070fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168697
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciaisAlfabetização. TDIC. Inclusão digital.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A presente pesquisa realizou um estudo sobre tecnologias, currículo e cultura digital nos anos iniciais, na perspectiva da prática de alfabetizar. O propósito deste estudo apontou sugestões de ferramentas para sala de informática e a utilização da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) para a inclusão digital no processo da alfabetização no Plano da Ação Coletiva (PLAC) da Escola de Educação Básica Professor Aníbal Nunes Pires. Portanto, buscou-se identificar métodos e práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula com a utilização de jogos educativos, Software e aplicativos para o ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da alfabetização tradicional e construtivismo, considerando a possibilidade do construtivismo com auxílio da TDIC na prática pedagógica. As reflexões bibliográficas baseiam-se nos estudos de ALMEIDA (2010), BECKER (1993), COX (2003), CRUZ (2004), FRADE (2007), FREIRE (1983), FREITAG (1993), KAMPFF (2007), LÉVY (1998), MENDONÇA (2004), MORAES (1998), MORTATTI (2006), PAIVA (2000), PIAGET (1999), POZO (2002), RIBEIRO (2009), SOARES (2003), SWANWICK (2003). Nos resultados há indícios de um ambiente de ensino-aprendizagem mais significativo, aprimorando a coordenação motora, atenção, raciocínio e nas produções criativas com a implementação da TDIC, na qual contribuiu com a inclusão digital de forma consciente. Refletir sobre o processo de alfabetização e apresentar uma melhora no desempenho do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considera que as perspectivas de renovação da educação devem-se apostar na utilização de novas tecnologias e incluir no processo de inclusão digital.Florianópolis, SCSilva, Ana Carolina Araújo daUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Marcelo Bechtlufft2016-09-27T21:07:23Z2016-09-27T21:07:23Z2016-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T21:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-27T21:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
title Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
spellingShingle Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
Garcia, Marcelo Bechtlufft
Alfabetização. TDIC. Inclusão digital.
title_short Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
title_full Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
title_fullStr Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
title_full_unstemmed Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
title_sort Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
author Garcia, Marcelo Bechtlufft
author_facet Garcia, Marcelo Bechtlufft
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Araújo da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marcelo Bechtlufft
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. TDIC. Inclusão digital.
topic Alfabetização. TDIC. Inclusão digital.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T21:07:23Z
2016-09-27T21:07:23Z
2016-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652103397146624