Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_6741c7cdb6374b702db703075a8070fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168697 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciaisAlfabetização. TDIC. Inclusão digital.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A presente pesquisa realizou um estudo sobre tecnologias, currículo e cultura digital nos anos iniciais, na perspectiva da prática de alfabetizar. O propósito deste estudo apontou sugestões de ferramentas para sala de informática e a utilização da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) para a inclusão digital no processo da alfabetização no Plano da Ação Coletiva (PLAC) da Escola de Educação Básica Professor Aníbal Nunes Pires. Portanto, buscou-se identificar métodos e práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula com a utilização de jogos educativos, Software e aplicativos para o ensino-aprendizagem. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da alfabetização tradicional e construtivismo, considerando a possibilidade do construtivismo com auxílio da TDIC na prática pedagógica. As reflexões bibliográficas baseiam-se nos estudos de ALMEIDA (2010), BECKER (1993), COX (2003), CRUZ (2004), FRADE (2007), FREIRE (1983), FREITAG (1993), KAMPFF (2007), LÉVY (1998), MENDONÇA (2004), MORAES (1998), MORTATTI (2006), PAIVA (2000), PIAGET (1999), POZO (2002), RIBEIRO (2009), SOARES (2003), SWANWICK (2003). Nos resultados há indícios de um ambiente de ensino-aprendizagem mais significativo, aprimorando a coordenação motora, atenção, raciocínio e nas produções criativas com a implementação da TDIC, na qual contribuiu com a inclusão digital de forma consciente. Refletir sobre o processo de alfabetização e apresentar uma melhora no desempenho do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considera que as perspectivas de renovação da educação devem-se apostar na utilização de novas tecnologias e incluir no processo de inclusão digital.Florianópolis, SCSilva, Ana Carolina Araújo daUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Marcelo Bechtlufft2016-09-27T21:07:23Z2016-09-27T21:07:23Z2016-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T21:07:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-27T21:07:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
title |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
spellingShingle |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais Garcia, Marcelo Bechtlufft Alfabetização. TDIC. Inclusão digital. |
title_short |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
title_full |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
title_fullStr |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
title_sort |
Tecnologias, currículo e cultura digital na pratica de alfabetizar nos anos iniciais |
author |
Garcia, Marcelo Bechtlufft |
author_facet |
Garcia, Marcelo Bechtlufft |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Carolina Araújo da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marcelo Bechtlufft |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. TDIC. Inclusão digital. |
topic |
Alfabetização. TDIC. Inclusão digital. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27T21:07:23Z 2016-09-27T21:07:23Z 2016-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652103397146624 |