MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messa, Fábio de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235912
Resumo: Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram- se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.
id UFSC_5c6d758abd258cb17c4a9ccffecc46e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSAFutebolHistória em QuadrinhosSemióticaMitoMetáfora.Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram- se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.2022-06-29T12:59:22Z2022-06-29T12:59:22Z2014-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235912Messa, Fábio de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-29T12:59:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-29T12:59:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
title MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
spellingShingle MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
Messa, Fábio de Carvalho
Futebol
História em Quadrinhos
Semiótica
Mito
Metáfora.
title_short MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
title_full MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
title_fullStr MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
title_full_unstemmed MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
title_sort MITOLOGIAS MIDIÁTICAS DE PELÉ, RONALDINHO GAÚCHO E NEYMAR JR. ANÁLISE SEMIÓTICO-DISCURSIVA DAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA
author Messa, Fábio de Carvalho
author_facet Messa, Fábio de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messa, Fábio de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
História em Quadrinhos
Semiótica
Mito
Metáfora.
topic Futebol
História em Quadrinhos
Semiótica
Mito
Metáfora.
description Este artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodológico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, selecionaram- se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identificamos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do universo infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2022-06-29T12:59:22Z
2022-06-29T12:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235912
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652117432336385