Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
id |
UFSC_5cea05303137b93516195308220f3e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173898 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental IIRepresentações. Família. Gênero. Escola.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Os filmes infantis têm grande penetração no mundo das crianças e são corresponsáveis pela transmissão de conhecimentos e saberes amplamente difundidos. No entanto, é comum encontramos desenhos animados que retratam a (re)produção da dicotomia hierárquica entre meninos e meninas. Assim, este estudo discute como as representações cinematográficas de animação infantil podem reproduzir e/ou quebrar com os estereótipos sociais, sobretudo aqueles que difundem representações acerca dos papéis de gênero e constituição familiar. A partir desta problemática, busca-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar como se dão as representações de gênero e de família tendo como ponto de partida a assistência fílmica do desenho animado Valente (Brave. Direção: Mark Andrew e Brenda Chapman. Produção: Disney-PixarAnimations. DVD, Estados Unidos, 93 min., 2012), por estudantes do final do ensino fundamental II.Lee, TatianaUniversidade Federal de Santa CatarinaBraga, Sonia2017-03-02T16:51:41Z2017-03-02T16:51:41Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProcura-se verificar que atividades como essa, em sala de aula, possam fomentar a discussão de temas acerca das representações sociais, bem como a hierarquização das relações entre homens e mulheres. A análise dos dados coletados foi pautada pelos estudos de gênero e apontaram, de forma geral, para a manutenção dos estereótipos sociais referentes aos papéis de gênero masculino por parte dos meninos e uma ruptura referente aos papéis dos atributos femininos por parte das meninas. Isso pode revelar que aos meninos manter-se nessa posição é assegurar um lugar de hegemonia que julgam ser seu por natureza, já a mudança de perspectiva das meninas, por sua vez, pode sinalizar um descontentamento com o posto a elas atribuído e, ao mesmo, tempo uma reivindicação de direitos que possam garantir a equidade entre os gêneros.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-02T16:51:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-02T16:51:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
title |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II Braga, Sonia Representações. Família. Gênero. Escola. |
title_short |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
title_full |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
title_sort |
Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II |
author |
Braga, Sonia |
author_facet |
Braga, Sonia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lee, Tatiana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações. Família. Gênero. Escola. |
topic |
Representações. Família. Gênero. Escola. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-02T16:51:41Z 2017-03-02T16:51:41Z 2017-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Procura-se verificar que atividades como essa, em sala de aula, possam fomentar a discussão de temas acerca das representações sociais, bem como a hierarquização das relações entre homens e mulheres. A análise dos dados coletados foi pautada pelos estudos de gênero e apontaram, de forma geral, para a manutenção dos estereótipos sociais referentes aos papéis de gênero masculino por parte dos meninos e uma ruptura referente aos papéis dos atributos femininos por parte das meninas. Isso pode revelar que aos meninos manter-se nessa posição é assegurar um lugar de hegemonia que julgam ser seu por natureza, já a mudança de perspectiva das meninas, por sua vez, pode sinalizar um descontentamento com o posto a elas atribuído e, ao mesmo, tempo uma reivindicação de direitos que possam garantir a equidade entre os gêneros. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652157725966336 |