Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Sonia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
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spelling Representações de gênero e família a partir da assistência fílmica do desenho animado Valente por estudantes do final do ensino fundamental IIRepresentações. Família. Gênero. Escola.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Os filmes infantis têm grande penetração no mundo das crianças e são corresponsáveis pela transmissão de conhecimentos e saberes amplamente difundidos. No entanto, é comum encontramos desenhos animados que retratam a (re)produção da dicotomia hierárquica entre meninos e meninas. Assim, este estudo discute como as representações cinematográficas de animação infantil podem reproduzir e/ou quebrar com os estereótipos sociais, sobretudo aqueles que difundem representações acerca dos papéis de gênero e constituição familiar. A partir desta problemática, busca-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar como se dão as representações de gênero e de família tendo como ponto de partida a assistência fílmica do desenho animado Valente (Brave. Direção: Mark Andrew e Brenda Chapman. Produção: Disney-PixarAnimations. DVD, Estados Unidos, 93 min., 2012), por estudantes do final do ensino fundamental II.Lee, TatianaUniversidade Federal de Santa CatarinaBraga, Sonia2017-03-02T16:51:41Z2017-03-02T16:51:41Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProcura-se verificar que atividades como essa, em sala de aula, possam fomentar a discussão de temas acerca das representações sociais, bem como a hierarquização das relações entre homens e mulheres. A análise dos dados coletados foi pautada pelos estudos de gênero e apontaram, de forma geral, para a manutenção dos estereótipos sociais referentes aos papéis de gênero masculino por parte dos meninos e uma ruptura referente aos papéis dos atributos femininos por parte das meninas. Isso pode revelar que aos meninos manter-se nessa posição é assegurar um lugar de hegemonia que julgam ser seu por natureza, já a mudança de perspectiva das meninas, por sua vez, pode sinalizar um descontentamento com o posto a elas atribuído e, ao mesmo, tempo uma reivindicação de direitos que possam garantir a equidade entre os gêneros.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173898porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-02T16:51:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-02T16:51:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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