COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Graziela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243389
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_5d38f9cadba2cea96bb359043fd2c144
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243389
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROSAlfabetização financeiraInclusão financeiraAtitude FinanceiraComportamento FinanceiroConhecimento FinanceiroTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.A importância da alfabetização financeira tornou-se ainda mais evidente após a pandemia de Covid-19, onde pessoas com menos informação de como controlar suas finanças pessoais, ficaram ainda mais expostas a este período de crise. A inclusão financeira também é relevante nestas situações, pois serviços como acesso a conta bancária, crédito, financiamentos, seguros e investimentos, são fundamentais para gestão do dinheiro e alcance do bem-estar financeiro. Além disso, existem diferentes fatores que podem influenciar os níveis de alfabetização e inclusão financeiras de uma pessoa ou população, como questões sociais e demográficas. Este estudo objetivou comparar as diferenças de atitude e inclusão financeira de países com realidades distintas, no caso, Brasil e França. A pesquisa caracterizada como exploratória e quantitativa, utilizou do procedimento Survey e de um questionário como instrumento de pesquisa. Foram obtidas 213 respostas por meio da aplicação de questionário online, que concederam respostas sobre o perfil, conhecimento, atitude, comportamento e inclusão financeira dos respondentes. Após análise dos dados através de testes de diferença de média, sendo o teste “t de student” e o teste de U de Mann-Whitney, obteve-se relevância nas variáveis de atitude e inclusão financeira, onde em ambos, brasileiros se saíram melhor que franceses.The importance of financial literacy became even more evident after the Covid-19 pandemic, where people with less information on how to control their personal finances were even more exposed to this period of crisis. Financial inclusion is also relevant in these situations, because some services, such as access to a bank account, credit, financing, insurance and investments are fundamental for managing money and achieving financial well-being. In addition, there are different factors that can influence the levels of financial literacy and inclusion of a person or population, such as social and demographic aspects. This study aimed to compare the differences in attitude and financial inclusion of countries with different realities, in this case, Brazil and France. The research characterized as exploratory and quantitative, used the Survey procedure and a questionnaire as a research instrument. 213 responses were obtained through the application of an online questionnaire, which provided answers about the profile, knowledge, attitude, behavior and financial inclusion of the respondents. After analyzing the data through mean difference tests, being the "student's t" test and the Mann-Whitney's U test, relevance was obtained in the variables of attitude and financial inclusion, where in both, Brazilians did better than Frenchs.Florianópolis, SC.Paraboni, Ana LuizaUniversidade Federal de Santa Catarina.Dias, Graziela2022-12-22T13:07:32Z2022-12-22T13:07:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243389Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T13:07:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243389Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T13:07:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
title COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
spellingShingle COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
Dias, Graziela
Alfabetização financeira
Inclusão financeira
Atitude Financeira
Comportamento Financeiro
Conhecimento Financeiro
title_short COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
title_full COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
title_fullStr COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
title_full_unstemmed COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
title_sort COMPARAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO FINANCEIRA DE FRANCESES E BRASILEIROS
author Dias, Graziela
author_facet Dias, Graziela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraboni, Ana Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Inclusão financeira
Atitude Financeira
Comportamento Financeiro
Conhecimento Financeiro
topic Alfabetização financeira
Inclusão financeira
Atitude Financeira
Comportamento Financeiro
Conhecimento Financeiro
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T13:07:32Z
2022-12-22T13:07:32Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243389
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276495024128