A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_5daceb240fd652b5e92984b0cecadd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84425 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Yasmine HabibLapolli, Edis Mafra2012-10-20T09:13:08Z2012-10-20T09:13:08Z20022002225272http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho apresenta um estudo de caso do quadro evolutivo da qualificação do corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com o objetivo de analisar o processo da Educação Continuada na referida instituição. Partindo de uma síntese elaborada através do exame de relatórios da FESPI/SECREGE e de documentos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, verifica-se a existência de políticas e planos de expansão e capacitação de docentes. A pesquisa utiliza-se dos elementos históricos da EAD, no contexto global, salientando o fato da figuração explícita, no Brasil, de tal modalidade educacional constar na atual LDB, como meio para disponibilizar espaços educacionais aos profissionais e alunos para aprenderem, continuamente, nos vários estágios de suas vidas. O estudo enfatiza parâmetros, referências e conceitos de Educação Continuada e a Distância, como elementos fundamentais, visando o acompanhamento da evolução do pensamento científico e da atualização permanente em áreas especificas e interdisciplinares. Sua relevância deve-se ao fato de apresentar diretrizes para políticas de aperfeiçoamento de Educação Continuada de docentes da UESC, na modalidade de EAD. Tal proposição baseia-se na atual perspectiva de que as tecnologias de informação e comunicação # TICs # têm provocado uma transformação radical na relação do homem-espaço, com os corpos, com a economia, modificando as próprias bases das atividades cognitivas e conseqüentemente no mundo do trabalho.97 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino superiorInovações tecnológicasEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalProfessores universitariosEfeito de inovações tecnológicasProfessores -FormaçãoEnsino a distanciaA universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225272.pdfapplication/pdf400356https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/1/225272.pdffedb443f1d93c717c050086cba8eafeeMD51TEXT225272.pdf.txt225272.pdf.txtExtracted Texttext/plain191855https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/2/225272.pdf.txt44cba6de36f230688bb44b60fca2a679MD52THUMBNAIL225272.pdf.jpg225272.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/3/225272.pdf.jpg17b645926ababbda117c82321ad34684MD53123456789/844252013-05-01 11:36:43.236oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84425Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:36:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
title |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
spellingShingle |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes Silva, Yasmine Habib Engenharia de produção Ensino superior Inovações tecnológicas Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Professores universitarios Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Ensino a distancia |
title_short |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
title_full |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
title_fullStr |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
title_full_unstemmed |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
title_sort |
A universidade aprendendo a aprender: novos espaços, novas velocidades na educação continuada dos docentes |
author |
Silva, Yasmine Habib |
author_facet |
Silva, Yasmine Habib |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yasmine Habib |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra |
contributor_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Inovações tecnológicas Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Professores universitarios Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Ensino a distancia |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Inovações tecnológicas Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Professores universitarios Efeito de inovações tecnológicas Professores - Formação Ensino a distancia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T09:13:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T09:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
225272 |
identifier_str_mv |
225272 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 f.| tabs., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/1/225272.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/2/225272.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84425/3/225272.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fedb443f1d93c717c050086cba8eafee 44cba6de36f230688bb44b60fca2a679 17b645926ababbda117c82321ad34684 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805013283209216 |