Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_5dc08ac3852b3652e905d9c35adc4bdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85139 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantilEngenharia de produçãoEducação infantilTecnologia educacionalSistemas de ensinoComputadores e criancasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A implementação das Tecnologias de Educação e Comunicação (TICs) tem ocupado, ultimamente, grande espaço nas discussões educacionais, visando um aprimoramento do sistema de ensino. Na Educação Infantil, igualmente, essas discussões têm ganhando destaque, na medida em que se tem imposto, com os avanços tecnológicos de uma sociedade moderna, a inserção do computador na educação das crianças. Sendo assim, propõe-se, nesta pesquisa, um estudo sobre as possibilidades e entraves do uso desse instrumento no âmbito educacional infantil, pautada nas diretrizes pedagógicas explicitadas pela Pedagogia da Educação Infantil, pedagogia esta em voga ao debruçar-se sobre o caráter educativo das crianças pequenas (de 0 a 6 anos). As perguntas norteadoras dessa pesquisa são: Seria realmente significativo, para as crianças, o uso do computador como mais uma ferramenta educativa? Como os sujeitos envolvidos na educação estão reelaborando as relações de ensino para lidar com estas tecnologias? Ao inserir as crianças no contexto computadorizado, não estaremos acelerando o seu desenvolvimento, introduzindo-a mais cedo para a alfabetização? Ou ainda, reduzindo o tempo da infância, expondo-as ao mundo da produtividade e do consumo? Como podem ser beneficiadas as possibilidades de expressão e comunicação das crianças na interação com esses meios? Qual agregação de ludicidade possibilitam frente à forma própria de ser das crianças, que é o brincar? Isso acarreta compreender, portanto, o eixo norteador desenvolvido pelos profissionais das instituições responsáveis pela educação dos pequenos, que orienta os projetos de trabalho envolvendo o uso do computador, assim como abranger as justificativas utilizadas por esses mesmos profissionais para o uso deste recurso metodológico. A metodologia utilizada para atingir este objetivo pautou-se na construção de um aporte teórico e empírico que compreendeu: um melhor delineamento da Pedagogia da Educação Infantil, pautada nas concepções de criança e desenvolvimento infantil, que considere as necessidades exigidas por esse segmento na contemporaneidade; um mapeamento de pesquisas e estudos que alimentam o debate sobre a implementação das NTICs na educação, confrontando-o com as diretrizes pedagógicas explícitas por esta Pedagogia da Educação Infantil e, por último; a pesquisa de campo, realizada numa instituição de ensino pública do município de Florianópolis, que atende à faixa etária escolhida para este fim (5 e 6 anos), procurando validar ou descredenciar as proposições levantadas ao longo do trabalho. Conclui-se, após trilhar essa trajetória de pesquisa, que em muitos estudos ainda não se tem clareza dos fundamentos pedagógicos que regem a utilização do computador com crianças pequenas - principalmente por se tratar de um segmento de ensino que se difere, substancialmente, dos outros graus de ensino. No campo empírico, igualmente, a instituição de ensino pesquisada (envolvendo equipe técnica e professores) ainda busca possibilidades e uma melhor metodologia que contemple os projetos de trabalho junto ao computador - refletindo a fragilidade desse processo tão recente.Florianópolis, SCWazlawick, Raul SidneiUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Carolina Borges2012-10-20T15:43:29Z2012-10-20T15:43:29Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 95 f.| il.application/pdf224340http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
title |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
spellingShingle |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil Souza, Carolina Borges Engenharia de produção Educação infantil Tecnologia educacional Sistemas de ensino Computadores e criancas |
title_short |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
title_full |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
title_fullStr |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
title_sort |
Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil |
author |
Souza, Carolina Borges |
author_facet |
Souza, Carolina Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wazlawick, Raul Sidnei Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carolina Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação infantil Tecnologia educacional Sistemas de ensino Computadores e criancas |
topic |
Engenharia de produção Educação infantil Tecnologia educacional Sistemas de ensino Computadores e criancas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T15:43:29Z 2012-10-20T15:43:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224340 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139 |
identifier_str_mv |
224340 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 95 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651990650060800 |