Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cleovane Raimunda de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2356
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_79b3e27549a450e931ce21b00d979d70
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2356
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadoresAprendizagem - computadoresTecnologia educacionalCriatividade - criançasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.A partir da forte presença das tecnologias de informação e comunicação - TIC no espaço educacional e no mundo do trabalho vem se criando um campo fértil para o aprofundamento de questões sobre à aprendizagem e a informática educativa. Uma analise sobre o avanço da ciência e da tecnologia na produção do conhecimento, constitui de fato, um estudo sobre as relações entre escola, formação de professores e o uso pedagógico da informática. Isso porque percebe-se que entre esses produtos sociais, há uma relação histórica, há a influência que um exerce sobre o outro e principalmente no momento atual onde a informação é a própria matéria bruta do paradigma tecnológico, o desenvolvimento científico e tecnológico aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas. Torna-se necessário esclarecer, inicialmente, o que se define como laboratório de informática e as suas concepções na educação, para depois analisar os elementos do processo educativo como tecnologias, formação e a criatividade ao se trabalhar com o computador que se constituem em pontos congruentes para se compreender o papel da escola, do professor e a relação com o novo modo de produção do conhecimento. Assim foi objetivo dessa investigação o uso pedagógico do computador como vetor das habilidades do comportamento criativo em crianças que estão no ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto a um grupo delimitado de indivíduos em uma escola classe. Os resultados alcançados apontaram um conjunto de elementos que são significativos para a formação em serviço que priorize fundamentos contrucionista, a importância da criatividade na sociedade da informação e a pedagogia de projetos como uma metodologia viável para a realização das atividades no laboratório de informática. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTFrom the strong presence of information and communication technologies – ICT in the educational space and in the working world a fertile field to deepen the questioning on learning and educational technologies of computer sciences is being created. An analysis on the advancement of science and technology on the knowledge production constitutes, indeed, a study about the relationships between the school, teachers formation, and the pedagogical use of computer sciences. This because one can notice that there is a historical relationship among these social products, and also the influence both exert on each other, and specially now that the information is the actual source of the technological paradigm, the scientific and technological development definitely approaches the human potentialities to machines. It is necessary to lighten up, firstly, what a computer laboratory and its conceptions on education are, and then analyze the educational process elements as technologies, formation, and creativity in working with a computer, what constitute coherent points in order to understand the roles of the school, the teacher, and the relation of this new way of knowledge production. Thus, the objective of this investigation was the pedagogical use of the computer as a vector of the creative behavior abilities on children who are in the elementary level, in a situation of computer mediated learning. A qualitative approach was in this research, deriving from a case study with a delimitated number of individuals group in an elementary school. The results pointed to a set of elements which are significant for the formation of a service which prioritize the constructionist fundaments, the importance of creativity for the informational society, and the pedagogy of projects as a viable methodology to accomplish the activities in the computer laboratory.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Gilberto LacerdaSouza, Cleovane Raimunda de2009-11-27T17:05:02Z2009-11-27T17:05:02Z2009-11-272007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Cleovane Raimunda de. Computadores, conhecimento e criatividade: comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2356info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:26:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/2356Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:26:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
title Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
spellingShingle Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
Souza, Cleovane Raimunda de
Aprendizagem - computadores
Tecnologia educacional
Criatividade - crianças
title_short Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
title_full Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
title_fullStr Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
title_full_unstemmed Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
title_sort Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
author Souza, Cleovane Raimunda de
author_facet Souza, Cleovane Raimunda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cleovane Raimunda de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - computadores
Tecnologia educacional
Criatividade - crianças
topic Aprendizagem - computadores
Tecnologia educacional
Criatividade - crianças
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2009-11-27T17:05:02Z
2009-11-27T17:05:02Z
2009-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Cleovane Raimunda de. Computadores, conhecimento e criatividade: comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2356
identifier_str_mv SOUZA, Cleovane Raimunda de. Computadores, conhecimento e criatividade: comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508373267185664