Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Borges
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_5dc08ac3852b3652e905d9c35adc4bdc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85139
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantilEngenharia de produçãoEducação infantilTecnologia educacionalSistemas de ensinoComputadores e criancasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A implementação das Tecnologias de Educação e Comunicação (TICs) tem ocupado, ultimamente, grande espaço nas discussões educacionais, visando um aprimoramento do sistema de ensino. Na Educação Infantil, igualmente, essas discussões têm ganhando destaque, na medida em que se tem imposto, com os avanços tecnológicos de uma sociedade moderna, a inserção do computador na educação das crianças. Sendo assim, propõe-se, nesta pesquisa, um estudo sobre as possibilidades e entraves do uso desse instrumento no âmbito educacional infantil, pautada nas diretrizes pedagógicas explicitadas pela Pedagogia da Educação Infantil, pedagogia esta em voga ao debruçar-se sobre o caráter educativo das crianças pequenas (de 0 a 6 anos). As perguntas norteadoras dessa pesquisa são: Seria realmente significativo, para as crianças, o uso do computador como mais uma ferramenta educativa? Como os sujeitos envolvidos na educação estão reelaborando as relações de ensino para lidar com estas tecnologias? Ao inserir as crianças no contexto computadorizado, não estaremos acelerando o seu desenvolvimento, introduzindo-a mais cedo para a alfabetização? Ou ainda, reduzindo o tempo da infância, expondo-as ao mundo da produtividade e do consumo? Como podem ser beneficiadas as possibilidades de expressão e comunicação das crianças na interação com esses meios? Qual agregação de ludicidade possibilitam frente à forma própria de ser das crianças, que é o brincar? Isso acarreta compreender, portanto, o eixo norteador desenvolvido pelos profissionais das instituições responsáveis pela educação dos pequenos, que orienta os projetos de trabalho envolvendo o uso do computador, assim como abranger as justificativas utilizadas por esses mesmos profissionais para o uso deste recurso metodológico. A metodologia utilizada para atingir este objetivo pautou-se na construção de um aporte teórico e empírico que compreendeu: um melhor delineamento da Pedagogia da Educação Infantil, pautada nas concepções de criança e desenvolvimento infantil, que considere as necessidades exigidas por esse segmento na contemporaneidade; um mapeamento de pesquisas e estudos que alimentam o debate sobre a implementação das NTICs na educação, confrontando-o com as diretrizes pedagógicas explícitas por esta Pedagogia da Educação Infantil e, por último; a pesquisa de campo, realizada numa instituição de ensino pública do município de Florianópolis, que atende à faixa etária escolhida para este fim (5 e 6 anos), procurando validar ou descredenciar as proposições levantadas ao longo do trabalho. Conclui-se, após trilhar essa trajetória de pesquisa, que em muitos estudos ainda não se tem clareza dos fundamentos pedagógicos que regem a utilização do computador com crianças pequenas - principalmente por se tratar de um segmento de ensino que se difere, substancialmente, dos outros graus de ensino. No campo empírico, igualmente, a instituição de ensino pesquisada (envolvendo equipe técnica e professores) ainda busca possibilidades e uma melhor metodologia que contemple os projetos de trabalho junto ao computador - refletindo a fragilidade desse processo tão recente.Florianópolis, SCWazlawick, Raul SidneiUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Carolina Borges2012-10-20T15:43:29Z2012-10-20T15:43:29Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 95 f.| il.application/pdf224340http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:15:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:15:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
title Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
spellingShingle Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
Souza, Carolina Borges
Engenharia de produção
Educação infantil
Tecnologia educacional
Sistemas de ensino
Computadores e criancas
title_short Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
title_full Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
title_fullStr Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
title_full_unstemmed Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
title_sort Crianças e computadores: discutindo o uso das TICs na educação infantil
author Souza, Carolina Borges
author_facet Souza, Carolina Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wazlawick, Raul Sidnei
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carolina Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação infantil
Tecnologia educacional
Sistemas de ensino
Computadores e criancas
topic Engenharia de produção
Educação infantil
Tecnologia educacional
Sistemas de ensino
Computadores e criancas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T15:43:29Z
2012-10-20T15:43:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224340
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139
identifier_str_mv 224340
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 95 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651990650060800