E-commerce como estratégia de custos para startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, João Vitor Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456
Resumo: O objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucro
id UFSC_5dd7ae6aa660eb0cfc2db016f13ca80d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234456
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling E-commerce como estratégia de custos para startupsComércio eletrônicoE-commerceStartupsCustosE-consumidoresO objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucroFlorianópolis, SCLavarda, Carlos Eduardo FacinUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, João Vitor Silva2022-05-16T18:06:47Z2022-05-16T18:06:47Z2022-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T18:06:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234456Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-16T18:06:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv E-commerce como estratégia de custos para startups
title E-commerce como estratégia de custos para startups
spellingShingle E-commerce como estratégia de custos para startups
Nascimento, João Vitor Silva
Comércio eletrônico
E-commerce
Startups
Custos
E-consumidores
title_short E-commerce como estratégia de custos para startups
title_full E-commerce como estratégia de custos para startups
title_fullStr E-commerce como estratégia de custos para startups
title_full_unstemmed E-commerce como estratégia de custos para startups
title_sort E-commerce como estratégia de custos para startups
author Nascimento, João Vitor Silva
author_facet Nascimento, João Vitor Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lavarda, Carlos Eduardo Facin
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, João Vitor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
E-commerce
Startups
Custos
E-consumidores
topic Comércio eletrônico
E-commerce
Startups
Custos
E-consumidores
description O objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16T18:06:47Z
2022-05-16T18:06:47Z
2022-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652369991303168