E-commerce como estratégia de custos para startups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucro |
id |
UFSC_5dd7ae6aa660eb0cfc2db016f13ca80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234456 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
E-commerce como estratégia de custos para startupsComércio eletrônicoE-commerceStartupsCustosE-consumidoresO objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucroFlorianópolis, SCLavarda, Carlos Eduardo FacinUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, João Vitor Silva2022-05-16T18:06:47Z2022-05-16T18:06:47Z2022-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T18:06:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234456Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-16T18:06:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
title |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
spellingShingle |
E-commerce como estratégia de custos para startups Nascimento, João Vitor Silva Comércio eletrônico E-commerce Startups Custos E-consumidores |
title_short |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
title_full |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
title_fullStr |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
title_full_unstemmed |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
title_sort |
E-commerce como estratégia de custos para startups |
author |
Nascimento, João Vitor Silva |
author_facet |
Nascimento, João Vitor Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lavarda, Carlos Eduardo Facin Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, João Vitor Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico E-commerce Startups Custos E-consumidores |
topic |
Comércio eletrônico E-commerce Startups Custos E-consumidores |
description |
O objetivo do trabalho foi identificar os benefícios do e-commerce como estratégia de custos para startups na percepção de e-consumidores e gestores. Os dados para a análise do estudo foram obtidos através de questionários aplicados via internet para e-consumidores, gerando através do levantamento de dados, observações quantitativas a serem analisadas e também por meio de entrevistas online com gestores de startups do sul do Brasil, que permitiu uma análise qualitativa dos dados. Diante da exposição dos resultados dos e-consumidores foi possível auferir que a maioria destes costumam realizar compras ao menos uma vez ao mês, por meio de sites ou aplicativos, e buscam por produtos com bom custo-benefício, sendo os mais buscados as roupas, os eletroportáteis e as comidas. Dentre as motivações para a compra há a comodidade, a rapidez e o amplo horário de vendas, quanto às barreiras, pode-se citar o alto preço dos fretes e a impossibilidade de provar o produto. Acerca dos resultados obtidos com os gestores das startups destaca-se que um dos maiores problemas enfrentados pelas startups é a obtenção de investimentos para iniciar suas atividades. Referente ao e-commerce, na percepção dos gestores o comércio eletrônico apresenta mais vantagens do que desvantagens, uma vez que nesse ramo de comércio o alcance de vendas é maior e os custos incorridos menores. Percebe-se que os gestores das startups utilizam estratégias múltiplas para operar no e-commerce com custos reduzidos, sendo estes fatores contributivos para o aumento da margem de lucro |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16T18:06:47Z 2022-05-16T18:06:47Z 2022-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652369991303168 |