Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Baeta, Adelaide Maria Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185
Resumo: O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões.
id UFSC_5e3ebadf2f22aa104a622604e5737b0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68185
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões.INPEAU2012-10-11T16:27:47Z2012-10-11T16:27:47Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185Lima, Reginaldo de Jesus CarvalhoBaeta, Adelaide Maria Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:15:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:15:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
title Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
spellingShingle Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho
title_short Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
title_full Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
title_fullStr Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
title_full_unstemmed Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
title_sort Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
author Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho
author_facet Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho
Baeta, Adelaide Maria Coelho
author_role author
author2 Baeta, Adelaide Maria Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho
Baeta, Adelaide Maria Coelho
description O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T16:27:47Z
2012-10-11T16:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293244977152