Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185 |
Resumo: | O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões. |
id |
UFSC_5e3ebadf2f22aa104a622604e5737b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68185 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica.O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões.INPEAU2012-10-11T16:27:47Z2012-10-11T16:27:47Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185Lima, Reginaldo de Jesus CarvalhoBaeta, Adelaide Maria Coelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:15:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:15:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
title |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
spellingShingle |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho |
title_short |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
title_full |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
title_fullStr |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
title_full_unstemmed |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
title_sort |
Formação Docente e Competências: Componentes do Processo de Gestão Estratégica. |
author |
Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho |
author_facet |
Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho Baeta, Adelaide Maria Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Baeta, Adelaide Maria Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Reginaldo de Jesus Carvalho Baeta, Adelaide Maria Coelho |
description |
O presente artigo aborda a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior IES da área de Administração, sugerindo a visualização de determinados elementos críticos no contexto brasileiro. Tem como objetivo promover a reflexão crítica acerca da formação docente enquanto elemento central nesse processo. Versa sobre a eficácia no processo de ensino-aprendizagem e alcance de objetivos institucionais. Sugere a adoção de uma visão integrada que permita associar o perfil discente, as características do quadro curricular e a ação docente enquanto elementos de um processo único de gestão institucional. Trata-se de trabalho qualitativo e exploratório, representando um ensaio teórico orientado à exposição lógico-reflexiva. As conclusões apontam a necessidade de uma compreensão mais abrangente, por parte das IES, acerca do significado da expressão gestão estratégica e da relevância da formação docente na dinâmica institucional. O conteúdo está estruturado em cinco itens. Sendo o primeiro a introdução contendo o tema, o objetivo e a questão central. O segundo comporta a revisão da literatura, aspectos do contexto, objetivos das IES, conceitos e fatores relacionados à formação de competência e ação docente. O terceiro apresenta a metodologia. O quarto indica os resultados e, finalmente, o quinto revela as conclusões. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-11T16:27:47Z 2012-10-11T16:27:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652293244977152 |