PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216 |
Resumo: | Devido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER. |
id |
UFSC_5e57baff1feae51944fc8fde99148aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230216 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIADevido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER.INPEAU/UFSC2021-12-03T15:40:30Z2021-12-03T15:40:30Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRASILVA, CHRISTIAN LUIS DALIMA, NILTON CÉZARQUEIROZ, JAMERSON VIEGASMARQUES, EDUARDO LOPESBARCHE, CARMEM KISTEMACHERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:40:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230216Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T15:40:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
title |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
title_short |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
title_full |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
title_sort |
PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA |
author |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
author_facet |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA SILVA, CHRISTIAN LUIS DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS MARQUES, EDUARDO LOPES BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, CHRISTIAN LUIS DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS MARQUES, EDUARDO LOPES BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA SILVA, CHRISTIAN LUIS DA LIMA, NILTON CÉZAR QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS MARQUES, EDUARDO LOPES BARCHE, CARMEM KISTEMACHER |
description |
Devido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T15:40:30Z 2021-12-03T15:40:30Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652017559666688 |