PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SILVA, CHRISTIAN LUIS DA, LIMA, NILTON CÉZAR, QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS, MARQUES, EDUARDO LOPES, BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216
Resumo: Devido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis ​​independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER.
id UFSC_5e57baff1feae51944fc8fde99148aff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230216
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIADevido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis ​​independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER.INPEAU/UFSC2021-12-03T15:40:30Z2021-12-03T15:40:30Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRASILVA, CHRISTIAN LUIS DALIMA, NILTON CÉZARQUEIROZ, JAMERSON VIEGASMARQUES, EDUARDO LOPESBARCHE, CARMEM KISTEMACHERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:40:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230216Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T15:40:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
title PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
spellingShingle PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
title_short PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
title_full PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
title_fullStr PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
title_sort PERCEPÇÕES DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
author QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
author_facet QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
SILVA, CHRISTIAN LUIS DA
LIMA, NILTON CÉZAR
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
MARQUES, EDUARDO LOPES
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
author_role author
author2 SILVA, CHRISTIAN LUIS DA
LIMA, NILTON CÉZAR
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
MARQUES, EDUARDO LOPES
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
SILVA, CHRISTIAN LUIS DA
LIMA, NILTON CÉZAR
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
MARQUES, EDUARDO LOPES
BARCHE, CARMEM KISTEMACHER
description Devido à pandemia da Covid-19 surgiu a necessidade de distanciamento social a fim de evitar o contágio e, como consequência, o ensino remoto (ER) foi adotado como um regime excepcional por quase todas as Instituições de Educação Superior (IES), no mundo, em 2020. O principal objetivo desta pesquisa é identificar os fatores mais importantes, na percepção dos estudantes, que afetaram a satisfação deles com o ER. Este estudo utilizou uma abordagem quantitativa, por um método de amostragem não probabilístico, por meio da análise de 311 questionários respondidos online. O software R foi utilizado para a análise descritiva e o SmartPLS para analisar os dados recorrendo-se à modelagem de equações estruturais no intuito de examinar a relação entre variáveis ​​independentes e dependentes. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre os constructos, e as duas hipóteses sugeridas foram confirmadas, sendo que H1: há uma relação positiva entre a percepção de qualidade e a satisfação dos estudantes com o ER e H2: há uma relação positiva entre as características individuais dos estudantes e a satisfação com o ER. Os resultados da pesquisa contribuem para a discussão acerca do impacto da pandemia na educação superior e agrega conhecimento em relação aos determinantes da satisfação do estudante com o ER.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T15:40:30Z
2021-12-03T15:40:30Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652017559666688