A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125352 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_5e68a09a51471b9b7077ac1a33340718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/125352 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadistaContabilidadeCRMValor Real do ClienteTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEste trabalho propõe simular o cálculo do valor real do cliente (LTV – Lifetime Value) para uma empresa. O estudo de caso foi realizado em uma empresa do ramo supermercadista, apesar de que o LTV possa ser empregado em qualquer outra que tenha como foco o cliente. Além disso, sabendo quanto o cliente vale a questão a ser respondida é como essa informação pode ser empregada na tomada de decisão dentro do processo de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). No embasamento teórico abordou-se a história da contabilidade, o papel do contador contemporâneo, além do conceito de CRM (Customer Relationship Management ou Gerencia do Relacionamento com o Cliente), lucratividade e rentabilidade, bem como o entendimento sobre o comércio de varejo supermercadista no Brasil. Ao término do trabalho conclui-se que a empresa conhecendo o real valor de sua carteira de clientes poderá tratar de forma diferenciada e personalizada um ou cada grupo de clientes, conseqüentemente reduzirá seus custos e terá como resultado um lucro maior. Ainda percebe-se a valorização da contabilidade, tanto para realizar os cálculos do custo total de aquisição do cliente; principalmente no que se refere aos controles de compras, quanto para mostrar aos gestores os índices de lucratividade e retorno de investimentos com seus clientes.FlorianópolisPfitscher, Elisete DahmerUniversidade Federal de Santa Catarina.Vichroski, Tatiane da Silva Ferreira2014-09-15T11:38:04Z2014-09-15T11:38:04Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125352porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-15T11:38:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/125352Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-15T11:38:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
title |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
spellingShingle |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista Vichroski, Tatiane da Silva Ferreira Contabilidade CRM Valor Real do Cliente |
title_short |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
title_full |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
title_fullStr |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
title_full_unstemmed |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
title_sort |
A contabilidade e o valor real do cliente no processo de CRM no setor de varejo supermercadista |
author |
Vichroski, Tatiane da Silva Ferreira |
author_facet |
Vichroski, Tatiane da Silva Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pfitscher, Elisete Dahmer Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vichroski, Tatiane da Silva Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade CRM Valor Real do Cliente |
topic |
Contabilidade CRM Valor Real do Cliente |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2014-09-15T11:38:04Z 2014-09-15T11:38:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125352 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 70 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045816692736 |