Os cursos de nível médio em áreas de reforma agrária: limites e possibilidades na formação dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cherobin, Fabiana Fátima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215860
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020
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spelling Os cursos de nível médio em áreas de reforma agrária: limites e possibilidades na formação dos jovensEducaçãoEducação ruralEnsino médioAssentamento ruralJovensTrabalhadores ruraisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020Esta pesquisa teve o objetivo de compreender a configuração e a organização dos cursos de nível médio em assentamentos da reforma agrária, vinculados à rede estadual de educação e à rede federal de ensino. Buscou-se conhecer e identificar os limites e as possibilidades que os cursos nesses territórios apresentam para a formação dos jovens do campo, no período de 1996 a 2018. A problemática de pesquisa partiu das seguintes questões: tendo como referência a política nacional que orienta o ensino médio e as disputas pelo projeto de formação dos jovens da classe trabalhadora, como está organizado o ensino médio em escolas de assentamento? Qual o grau de conformação que esses cursos assumiram diante do território que se encontram? Como as disputas de projetos antagônicos se efetivam nessas escolas? Como são organizados os cursos de nível médio da Escola Paulo Freire e do Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus avançado de Abelardo Luz? A hipótese de pesquisa foi de que a luta empreendida pela conquista da terra influenciou a luta pelo ensino médio, nesses locais, e motivou a organização das escolas, dos cursos, influenciando a formação dos jovens, e que, embora esses cursos se vinculem à lógica dos demais cursos de ensino médio e busquem preparar os jovens para as demandas de trabalho do capital, sua vinculação com a luta dos trabalhadores Sem Terra e as contradições presentes em tal território se constituem como aspectos importantes na formação de jovens críticos. Desse modo, o trabalho educativo realizado na Escola Paulo Freire e no campus avançado do IFC em Abelardo Luz representa um enfrentamento aos interesses do capital, por isso tal disputa. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Ainda que a educação escolarizada, no estágio atual do desenvolvimento do capital, se vincule com a formação e preparação da força de trabalho flexível e adaptável às demandas capitalistas, no assentamento José Maria, pelo vínculo com a história, luta, resistência e organização das famílias, ela se constitui como possibilidade de elevação da consciência política e social dos jovens, o que representa um enfrentamento aos interesses capitalistas, pois, embora com limites, os cursos de nível médio têm estimulado os jovens a pensar e a refletir de maneira crítica sobre o contexto atual e, portanto, se apresentam como pontos de resistência da classe trabalhadora representando um enfrentamento aos interesses do sistema capitalista, por isso são disputados.Abstract: This research aimed to understand the configuration and organization of high school courses in agrarian reform settlements, linked to the state education and the federal education networks. We sought to know and identify the limits and possibilities that the courses in these territories present for the formation of rural youth, from 1996 to 2018. The research problematic raised from the following questions: having as reference the national policy that guides the high school and the disputes for the project of the formation of the working class youth, how is the high school organized in settlement schools? What is the degree of conformation that these courses have assumed before the territory they are in? How do antagonistic project disputes take place in these schools? How are the Paulo Freire High School and the Federal Catarinense Institute (IFC) - Abelardo Luz advanced campus organized? The research hypothesis was that the struggle undertaken for the conquest of land influenced the struggle for high school in these places, and motivated the organization of schools and courses, influencing the formation of youth, and that although these courses are linked to the logic of the other high school courses and seek to prepare youth for the labor demands of capital, their link with the struggle of Landless workers and the contradictions present in such territory constitute important aspects in the formation of critic youth. Thus, the educational work developed at Paulo Freire School and IFC's advanced campus in Abelardo Luz poses a threat to the interests of capital, so they are disputed. The methodological procedures used were bibliographic research, document analysis and field research. Although schooled education, at the current stage of capital development, is linked to the formation and preparation of the flexible and adaptable workforce to capitalist demands, in the José Maria settlement, by means of the link with the history, struggle, resistance and organization of families, it constitutes a possibility of raising the political and social awareness of youth, which poses a threat to capitalist interests, because, although with limits, high school courses have encouraged youth to think and reflect critically on the present context and, therefore, present themselves as points of resistance of the working class, representing a threat to the interests of the capitalist system, so they are disputed.2020D'Agostini, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaCherobin, Fabiana Fátima2020-10-21T21:22:50Z2020-10-21T21:22:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis275 p.| il.application/pdf369338https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:22:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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