Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94945 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_5f65b9e89ae9f1cecbc73cc4f248e064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94945 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionadoEducação físicaProfessores -FormaçãoEstudo e ensino (Superior)Ensino a distanciaEstagios supervisionadosCulturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. Consideramos que se encontra em aberto nesta discussão o tema da transposição de um conhecimento formal, construído em situação não-presencial, em conhecimento tácito, aplicado na realidade concreta da prática pedagógica do componente curricular Educação Física, no cotidiano escolar. O tornar-se professor exige certas rotinas e uma dessas trata da constante tensão que existe entre a cultura escolar e a ação do professorado. Neste caso, vislumbramos a possibilidade de observar como se dá este contato a partir do estágio supervisionado e como os acadêmicos ressignificam o que foi apreendido durante o curso, aliado às suas biografias para se posicionarem na cultura escolar e a partir daí pensarem sua prática pedagógica. Neste sentido, investigamos como alunos-estagiários interpretam suas experiências docentes ocorridas no estágio supervisionado, tendo em vista a formação acadêmica no curso de licenciatura em Educação Física, modalidade a distância (EAD), oferecida pela Universidade de Brasília (UnB), tendo como locus de investigação o Polo de Apoio Presencial do município de Piritiba/BA. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Para tanto, construímos uma pesquisa do tipo de múltiplos casos a partir da descrição interpretativa dos planos de aula e relatos feitos por 04 (quatro) acadêmicos do curso em questão, cujo critério de inclusão dos sujeitos da pesquisa foi a ausência de experiências docentes anteriores no âmbito da Educação Física. Também foram coletados depoimentos dos sujeitos da pesquisa através de entrevistas. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. A discussão dos registros de campo dá-se através de 04 (quatro) eixos: biografia dos sujeitos-casos, habilidades requeridas na formação, a experiência docente e impressões gerais sobre o estágio. Como considerações finais, apontamos que: a) há uma predominância da perspectiva desenvolvimentista nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos acadêmicos; b) houve uma dificuldade dos alunos em terem acesso aos Projetos Políticos Pedagógicos, proporcionando assim uma integração precária destes junto às escolas; c) foi destacada a deficiência de supervisão por parte da instituição que oferece o curso e do polo de apoio presencial, o que torna mais complexa a atuação docente dos estagiários.Florianópolis, SCPires, Giovani De LorenziUniversidade Federal de Santa CatarinaQuaranta, André Marsiglia2012-10-25T18:23:45Z2012-10-25T18:23:45Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 p.| il.application/pdf295965http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94945porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T22:29:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94945Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T22:29:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
title |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
spellingShingle |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado Quaranta, André Marsiglia Educação física Professores - Formação Estudo e ensino (Superior) Ensino a distancia Estagios supervisionados Cultura |
title_short |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
title_full |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
title_fullStr |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
title_sort |
Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado |
author |
Quaranta, André Marsiglia |
author_facet |
Quaranta, André Marsiglia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Giovani De Lorenzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaranta, André Marsiglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professores - Formação Estudo e ensino (Superior) Ensino a distancia Estagios supervisionados Cultura |
topic |
Educação física Professores - Formação Estudo e ensino (Superior) Ensino a distancia Estagios supervisionados Cultura |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-25T18:23:45Z 2012-10-25T18:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
295965 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94945 |
identifier_str_mv |
295965 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652399438462976 |