Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaranta, André Marsiglia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120
Resumo: A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.
id UFSC_2acf2dd3a9b1f7630c685e7d82164f75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236120
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EADFormação de Professores a DistânciaFormação de Professores em Educação Física.Estágio SupervisionadoCultura EscolarA partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.2022-07-07T12:29:08Z2022-07-07T12:29:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120Quaranta, André MarsigliaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T12:29:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236120Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-07T12:29:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
title Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
spellingShingle Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
Quaranta, André Marsiglia
Formação de Professores a Distância
Formação de Professores em Educação Física.
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar
title_short Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
title_full Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
title_fullStr Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
title_full_unstemmed Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
title_sort Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
author Quaranta, André Marsiglia
author_facet Quaranta, André Marsiglia
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaranta, André Marsiglia
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores a Distância
Formação de Professores em Educação Física.
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar
topic Formação de Professores a Distância
Formação de Professores em Educação Física.
Estágio Supervisionado
Cultura Escolar
description A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-07-07T12:29:08Z
2022-07-07T12:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652103351009280