Produção científica em área de construção interdisciplinar: educação a distância no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103323 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
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Produção científica em área de construção interdisciplinar: educação a distância no BrasilEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaPesquisadoresProdução cientificaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A pesquisa identificou e analisou as principais características da produção científica em áreas multidisciplinares e emergentes, tendo como universo a Educação a Distância (EaD), que apresenta grande repercussão social e política e é uma área ainda não consolidada no meio científico. Áreas emergentes e multidisciplinares apresentam desafios em seu mapeamento, pois envolvem pesquisadores com atuação em áreas diferentes, distintas formações e diversos modos e meios de publicações. O questionamento de pesquisa: #Quais as principais características da produção científica em EaD no Brasil?#. A pesquisa desenvolvida é exploratória-descritiva, com abordagem documental e enfoque quanti-qualitativo que envolve o levantamento, a análise e classificação do conteúdo, a tabulação e interpretação dos dados. O desenvolvimento da pesquisa se deu através da compilação das informações disponibilizadas pelos pesquisadores através do currículo inserido na Plataforma Lattes do CNPq. Para coleta de dados foi desenvolvido um banco de dados no formato Access que forneceu campos para que fosse possível construir o perfil acadêmico destes pesquisadores, analisar a construção da comunidade científica e identificar os principais canais de disseminação da produção científica. O corpus de pesquisa compreendeu os pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, doutores atuantes em universidades públicas e bolsistas de produtividade que possuíam produção científica relacionada com Educação a Distância entre 1998 e 2008. Os resultados mostraram que dos 631 currículos recuperados na Plataforma Lattes foram considerados os 253 que possuíam 90% de frequência relativa em relação aos termos de busca. Destes, 86 possuíam algum tipo de produção científica relacionada com a EaD. Os pesquisadores apresentam apenas 6% das publicações voltadas à área. Estes pesquisadores possuem 31 distintas áreas de formação, tendo predominância a área de Enfermagem, seguida da Engenharia Elétrica e Física. Na pós-graduação, 30% possuem pós na área da Educação. O principal veículo de disseminação das informações científicas da área são os anais de eventos (64%). Conclui que a Educação a Distância é uma área multidisciplinar ainda não consolidada: possui poucos pesquisadores com dedicação exclusiva às causas da área, que publicam predominantemente sobre o assunto.The research identified and analyzed the main characteristics of scientific production and emerging multidisciplinary areas, with the universe to Distance Education, which has a high social impact and policy and is an area which is not consolidated in the scientific community. Multidisciplinary and emerging areas present challenges in their mapping because they involve researchers with expertise in different areas, different backgrounds and different ways and means of publications. Presents the main research question: "What are the main characteristics of scientific production in Distance Education in Brazil?". The research conducted is exploratory-descriptive study, document and quantitative and qualitative approach involving survey, analysis and content classification, tabulation and interpretation of data. The research development was through the compilation of information by researchers across the curriculum insert Platform Lattes CNPq. To collect data, we developed a database in Access format that provided fields so we could build the profile of academic researchers, analyzing the construction of the scientific community and identify the main channels of dissemination of scientific production. The corpus consisted of researchers registered in CNPq's Lattes, doctors working in public universities and stock of products that have scientific literature related to Distance Education between 1998 and 2008. The results showed: of the 631 recovered in the curriculum Lattes, we considered the 253 that had 90% relative frequency in relation to search terms. Of these, 86 had some kind of scientific literature related to Distance Education. Researchers have only 6% of the publications focused on the area. These researchers have different areas of training: there are 31 distinct areas of training with a predominance of Nursing, followed by Electrical Engineering and Physics. In graduate school, 30% have post graduate in Education. The main vehicle for disseminating scientific information in the area are the conference proceedings (64%). Concludes that Distance Education is a multidisciplinary area, not yet consolidated: it has few researchers with dedication the causes of the area that publish exclusively on the subject.Rodrigues, Rosângela SchwarzKern, Vinicius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchweitzer, Fernanda2013-07-16T04:07:28Z2013-07-16T04:07:28Z2013-07-16T04:07:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il., grafs., tabs.application/pdf285676http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103323porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:41:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:41:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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