COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas. |
id |
UFSC_5fe87857e7364a45b5345a8c25962a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132033 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTROCompetências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos.O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas.INPEAU2015-04-13T13:53:45Z2015-04-13T13:53:45Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033Lizote, Suzete AntonietaVerdinelli, Miguel AngelBervian, Luciana MerlinNascimento, Sabrina doporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:53:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T13:53:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
title |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO Lizote, Suzete Antonieta Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos. |
title_short |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
title_full |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
title_sort |
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
author |
Lizote, Suzete Antonieta |
author_facet |
Lizote, Suzete Antonieta Verdinelli, Miguel Angel Bervian, Luciana Merlin Nascimento, Sabrina do |
author_role |
author |
author2 |
Verdinelli, Miguel Angel Bervian, Luciana Merlin Nascimento, Sabrina do |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lizote, Suzete Antonieta Verdinelli, Miguel Angel Bervian, Luciana Merlin Nascimento, Sabrina do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos. |
topic |
Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos. |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T13:53:45Z 2015-04-13T13:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652414736138240 |