Proposta de iluminação de faixas de pedestres para mitigação de acidentes: estudo de caso em avenida
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192198 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Proposta de iluminação de faixas de pedestres para mitigação de acidentes: estudo de caso em avenidaAcidentes de trânsito; Sinalização para Travessia de Pedestres; Iluminação para travessia de pedestres; Pedestre.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A faixa de pedestre tem a função de garantir a segurança dos pedestres durante a travessia da via. Parar na faixa é lei e uma obrigação do motorista que, quando não obedecida, se constitui em infração gravíssima. No entanto, tem-se observado desrespeito, por parte dos motoristas, que não param nas faixas ou não aguardam que a travessia da via seja completa. Essa situação pode se agravar no período noturno, porque, em geral, as faixas de pedestres não são iluminadas ou não possuem iluminação adequada. Este trabalho trata da avaliação de travessias de pedestre e conformidade em relação à legislação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma avenida na cidade de São Paulo, Brasil. O constante aumento populacional e da frota de veículos no país é fundamental para que se planeje e criem-se soluções para a educação no trânsito, de modo a preservar a vida e a segurança dos usuários. Ao contrário de sua função, as travessias de pedestres têm representado pontos de eminente perigo aos pedestres. Uma das alternativas para mitigação dos problemas e redução de acidentes é a promoção de uma sinalização de forma correta e fiscalização constante. A integração motorista e pedestre é feita pela utilização de sinalização apropriada, onde ambos devem ter consciência que a sua adequada utilização reduz em muito a probabilidade de ocorrência de um acidente. Neste estudo são apresentadas normas que regem a implantação de travessias de pedestres no Brasil, bem como avaliação da iluminação e da sinalização de faixas de pedestres em áreas urbanas. Os dados utilizados, tais como legislação e índice de acidentes, foram obtidos junto aos órgãos responsáveis pelo planejamento de tráfego da cidade. Foram realizadas visitas in loco para verificação do prescrito em norma e registros fotográficos. Como resultado observou-se que as faixas de pedestres analisadas possuem a sinalização e a iluminação adequadas, o que contribui para a redução do número de acidentes ao longo dos anos envolvendo pedestres na região da cidade escolhida para análise. Isto mostra que quando a legislação é atendida, bastaria que tanto os motoristas quanto os pedestres respeitassem as regras de trânsito. O estudo de caso apresentado se constitui em uma proposta de boa prática quanto à iluminação de faixas de pedestres.Florianópolis, SCThives, Liseane PadilhaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Johnson Luis2018-12-10T13:21:03Z2018-12-10T13:21:03Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192198porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T13:21:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192198Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T13:21:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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