Gestão do design: Transformando a Studos em uma plataforma de referência em educação mundial, através de um aplicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Marianne Braum
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192118
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
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spelling Gestão do design: Transformando a Studos em uma plataforma de referência em educação mundial, através de um aplicativoDesignGestão do designEstratégiaAplicativoUser experienceStrategyAppDesign managementPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.O presente projeto apresenta como tema, a incorporação do design em uma startup de tecnologia educacional chamada Studos. Buscou-se difundir a gestão do design como meio estratégico para alcançar os objetivos da empresa, criando estratégias para dar suporte aos propósitos da mesma e mostrar o design como processo organizacional, conector de inovação e tecnologia. A aplicação do projeto com a startup Studos se deu pela abertura da mesma em relação a novas metodologias e abordagens e pela autora já fazer parte da equipe da empresa. Assim, durante o processo deste trabalho, a mesma consolidou o cargo de gestora em design, abrindo um setor próprio para área e podendo empregar a gestão do design na prática, com todos os seus desafios. A organização foco do projeto, tem como proposta entregar um aplicativo para estudantes e instituições, o qual melhora o desempenho destes em seus exames, além de entregar autonomia a coordenadores e professores, evoluindo o processo pedagógico. Dessa forma, primeiramente foi utilizado o embasamento metodológico de gestão de design proposto por Mozota (2011), para a criação do planejamento e estratégias da empresa. Foram criadas ações de curto, médio e longo prazo para a organização, de acordo com os seus objetivos e necessidades, colocando uma das estratégias de curto prazo para ser desenvolvida projetualmente neste PCC – o aplicativo. Para a seção prática deste projeto, foi usada a metodologia de Garret (2011), complementada com a de Gothelf (2013), para a criação da interface e funcionalidades do novo aplicativo. Como resultado entregou-se um mínimo produto viável (MVP) de média complexidade.This project presents as theme, the incorporation of design into a startup of educational technology called Studos. It was sought to spread the design management as a strategic means to achieve the company goals, creating strategies to give support to its purposes and show the design as an organizational process, connector of innovation and technology. The implementation of the project with Studos was due to its opening to new methodologies and approaches, in addition to the author already be part of the company’s team. Thus, the author consolidated the position of design manager, opening her own sector and being able to employ design management with its all challenges. The focus organization, has the proposal of delivering an app for students and schools, improving their performance in exams, and giving autonomy to coordinators and teachers to develop their pedagogical process. In this way, first, it was used the methodological background suggested by Mozota (2011), to create the planning and strategies of the project. Were created short, medium and long-term actions to the company, according to its goals and needs, placing a short-term action for development in the practice part – the app. For the practice section of the project, it was used Garret’s (2011) methodology, complemented by Gothelf’s (2013), for the creation of the app’s new interface and features. As result, it was delivered a minimum viable product (MVP) of medium complexity.Florianópolis, SCStein, MônicaUniversidade Federal de Santa CatarinaRuiz, Marianne Braum2018-12-08T19:38:07Z2018-12-08T19:38:07Z2018-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis241 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192118info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-08T19:38:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-08T19:38:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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