Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243245 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
id |
UFSC_756834f6a858131ccb82ba8d2400f12b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243245 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresaUser Experience DesignUX StrategyDesign ThinkingEstratégiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O desenvolvimento dessa pesquisa possui intuito de identificar os benefícios que o Design de Experiência de Usuário traz para as estratégias empresariais. Os objetivos são, além de analisar o UX Design correlacionando com estratégias empresariais, identificar como o UX Design colabora com as estratégias da empresa, mapear os conceitos relacionados ao UX Design e identificar cases de sucesso nas empresas participantes que utilizaram o UX design como ferramenta estratégica. As pesquisas foram feitas através da percepção de líderes nas organizações, apresentando o perfil deles no início de cada entrevista. A caracterização desta pesquisa é de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma pesquisa com doze perguntas aplicadas aos líderes das organizações. Inicialmente a entrevista aplicada possuiu caráter bibliográfico referente aos temas que compõem a fundamentação teórica, em seguida foram realizadas análises simples e objetivas a respeito da opinião desses líderes sobre a importância do UX Design para as estratégias empresariais. Após o levantamento dos dados foi possível observar que os líderes das empresas consideram as ferramentas e os profissionais de UX Design muito importantes para atingir os objetivos estratégicos empresariais, seja por meio de métodos de UX ou pela experiência e contribuição que os profissionais trazem para o desenvolvimento dos produtos.The development of this research has the goal to identify the benefits that User Experience Design brings to business strategies. The objectives are, in addition to analyzing the UX Design correlating with business strategies, to identify how UX Design collaborates with the company's strategies, to identify methodologies related to UX Design and to identify successful cases in participating companies that used UX design as a strategic tool. The surveys were carried out through the perception of leaders in organizations, presenting their profile at the beginning of each interview. The characterization of this research is a qualitative approach, exploratory and descriptive. The data collection instrument used was a survey with twelve questions applied to each organization leader. Initially, the applied interview had a bibliographical character referring to the subjects that compose the theoretical foundation, then a simple and objective analysis was carried out regarding the opinion of these leaders about the importance of UX Design for business strategies. After collecting the data, it was possible to observe that the leaders of the companies consider the tools and professionals of UX Design very important to achieve the strategic business objectives, whether through UX methodologies or the experience and contribution that professionals bring to the development of the products.Florianópolis, SC.Rocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa Catarina.Castro, Julio Cesar Hermann2022-12-20T20:27:19Z2022-12-20T20:27:19Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243245Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-20T20:27:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243245Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-20T20:27:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
title |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
spellingShingle |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa Castro, Julio Cesar Hermann User Experience Design UX Strategy Design Thinking Estratégia |
title_short |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
title_full |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
title_fullStr |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
title_full_unstemmed |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
title_sort |
Design de experiência de usuário nas estratégias da empresa |
author |
Castro, Julio Cesar Hermann |
author_facet |
Castro, Julio Cesar Hermann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Rudimar Antunes da Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Julio Cesar Hermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
User Experience Design UX Strategy Design Thinking Estratégia |
topic |
User Experience Design UX Strategy Design Thinking Estratégia |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T20:27:19Z 2022-12-20T20:27:19Z 2022-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243245 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652262590906368 |