PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343 |
Resumo: | Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima. |
id |
UFSC_6126099988aad6f8acc4cdd93715bbd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245343 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SCPROMOTING THE INTEGRATION OF TEACHERS AND STUDENTS FROM THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE PUBLIC NETWORK TO THE DIGITAL HISTORICAL HERITAGE OF THE MUNICIPALITY OF ARARANGUÁ-SCPatrimônio Histórico Cultural;Acervo Digital;Tecnologias da Informação e Comunicação.Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies.Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima.This article aims to "Apply a model with the teachers and students of basic education schools to select information and dynamic knowledge construction related to the Historical Heritage of Araranguá, from the access to the images of the digital collection, via web application:" Digital Memories of Araranguá ". It is based on the IPHAN methodology of heritage education, among other assumptions, such as the communication of the commitment and preparatory acts of Joule and Bernard (2005). The images are organized in folders, with landscapes, monuments, parties and catastrophes. The students select, mediated by the teachers, the image to be searched to co-produce a text, which contextualizes it, in the search for meaning (no image has subtitles). The application took place in 2017, in 02 schools, with the participation of 06 teachers and 88 students. The model contributed to the construction of the student's knowledge regarding heritage, generating respect and conservation attitudes, reinforcing their cultural identity and self-esteem.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-24T17:27:38Z2023-03-24T17:27:38Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343Trierweiller, Andréa CristinaVeloso, Gabrielli CiascaCanto, Josi Zanette doFerreira, Pedro Rocha SalemaFerreira, Alessandraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-24T17:27:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-24T17:27:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC PROMOTING THE INTEGRATION OF TEACHERS AND STUDENTS FROM THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE PUBLIC NETWORK TO THE DIGITAL HISTORICAL HERITAGE OF THE MUNICIPALITY OF ARARANGUÁ-SC |
title |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
spellingShingle |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC Trierweiller, Andréa Cristina Patrimônio Histórico Cultural; Acervo Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação. Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies. |
title_short |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
title_full |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
title_fullStr |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
title_full_unstemmed |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
title_sort |
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC |
author |
Trierweiller, Andréa Cristina |
author_facet |
Trierweiller, Andréa Cristina Veloso, Gabrielli Ciasca Canto, Josi Zanette do Ferreira, Pedro Rocha Salema Ferreira, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Veloso, Gabrielli Ciasca Canto, Josi Zanette do Ferreira, Pedro Rocha Salema Ferreira, Alessandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trierweiller, Andréa Cristina Veloso, Gabrielli Ciasca Canto, Josi Zanette do Ferreira, Pedro Rocha Salema Ferreira, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio Histórico Cultural; Acervo Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação. Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies. |
topic |
Patrimônio Histórico Cultural; Acervo Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação. Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies. |
description |
Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-18 2023-03-24T17:27:38Z 2023-03-24T17:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233687957504 |