Quantificação do uso do etanol combustível pela central de injeção em veículos automotores visando a geração de créditos de carbono
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172337 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2016. |
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Quantificação do uso do etanol combustível pela central de injeção em veículos automotores visando a geração de créditos de carbonoEngenharia ambientalÁlcoolAspectos ambientaisAutomóveisAspectos ambientaisGases estufaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2016.Nos dias atuais, é totalmente relevante o questionamento quanto às mudanças climáticas da Terra com a crescente emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE).Nesse cenário, foi criada em 1992 a Convenção do Clima e, posteriormente, o Protocolo de Quioto, que estabeleceu medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias para consequente redução destes gases. A queima de combustíveis fósseis em veículos automotores tem uma grande participação nessas emissões, com cerca de 213,38 de milhões de toneladas de CO2/ano. Deste modo o presente estudo visa avaliar a possibilidade da geração de créditos de carbono a partir da utilização de etanol combustível por veículos automotores em substituição ao uso da gasolina, sendo ainda necessário o entendimento sistemático de toda a dinâmica do ciclo de produção ou ?ciclo de vida do etanol?, que embase a consequente redução dos gases do efeito estufa, em especial o CO2.Para isto, o estudo proposto foi desenvolvido através de quatro etapas metodológicas: (1) Análise bibliográfica quanto às emissões veiculares e seus reflexos na geração dos GEE, confrontadas com as diretrizes do Protocolo de Quioto; (2) A análise sistêmica do balanço de emissões dos GEE durante diferentes etapas do ciclo de produção do etanol combustível; (3) Demonstração da possibilidade de obtenção de créditos de carbono pelo uso de etanol veicular como um Mecanismo de Desenvolvimento mais Limpo (MDL); (4) Análise de um sistema para o monitoramento e armazenamento de dados relativos ao teor da mistura de combustíveis utilizados na queima dos motores, capaz de informar a quantidade de etanol utilizada em determinado espaço de tempo. No caso em tela, utilizamos parâmetros já existentes, advindos da própria central de injeção do veículo, que monitora e identifica a todo instante a queima dos combustíveis que estão sendo utilizados. O armazenamento de dados sobreo volume de etanol utilizado servirá como pressuposto para a possibilidade da geração de créditos de carbono, em virtude da diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Face às metodologias utilizadas e os resultados obtidos, é possível concluir que, devido à ciclagem do carbono, a utilização do etanol é capaz de atingir emissões muito próximas de zero, se analisadas dentro de todo o ciclo de vida do referido combustível. A mitigação dos GEE quando da utilização do etanol combustível está bem consolidada dentre os diversos autores citados, gerando grande benefício se comparado à gasolina. No estudo comparativo realizado, o etanol é cerca de 3,55 vezes menos poluente e gera 71,86% redução nas emissões GEE que a gasolina brasileira. Com base nesses dados, conclui-se também a possibilidade do requerimento de créditos de carbono através da utilização do etanol em substituição à gasolina. Para o monitoramento e quantificação do uso do etanol combustível. foi considerada a Central de Injeção como um mecanismo que já realiza o referido processo, bastando gravar os dados para posterior comprovação, sendo essa a forma de validação do Mecanismo e Desenvolvimento mais Limpo (MDL) necessária à requisição dos créditos de carbono pelo uso do etanol.<br>Abstract : Currently it is fully relevant the inquiry about climate change on Earth, with the increasing of Greenhouse Gas Emissions (GHGs). In this concerning scenario of possible climate change, the UN Climate Change Convention was created in 1992, and later the Kyoto Protocol, which established mitigating and compensatory measures for the consequent reduction of these gases. In this context, the use of fossil fuels in motor vehicles has a large share on total GHG emissions, around 213.38 million tons of CO2/ year. Thus, this study aims to assess the possibility of generating carbon credits from the use of ?alcohol? fuel vehicles, still requiring the systematic understanding of the whole production cycle dynamics, and this fuel ?life cycle? disposal, burning and regeneration that could support a consequent greenhouse gases reduction, especially regarding to CO2emission.Our methodology is based on four stages: (1)Through a bibliographic review about vehicle emissions and their effects on the greenhouse gases generation, comparing with the guidelines of the Kyoto Protocol;(2) Asystematic analysis of the GHG emissions balance during different stages of the ethanol fuel production cycle. (3) Ademonstration of the possibility of obtaining carbon credits through the use of ethanol vehicle as a Cleaner Development Mechanism (CDM). (4) The development of a monitoring and storing data system related to fuel mix contentin the engine burning. This system must be able to inform the amount of ethanol used at a given time. The data storage on the quantity of ethanol used will presuppose the possibility of generating carbon credits due to the reduction of greenhouse gases. Under the methods used and the obtained results, it can be concluded that, due to the carbon cycling, the ethanol use is able to reach emissions very close to zero when considered the whole life cycle of the referred fuel. The GHG reduction when using the ethanol fuel is well consolidated among several studied authors, generating great benefit when compared to gasoline. Comparing the renewable with the fossil fuel, we could see that ethanol is about 3.6 times less polluting and it generates 72% less GHG emissions than the brazilian gasoline. Based on this data, it can be also concluded that there is apossibility of carbon credit application when using ethanol to replace gasoline, requiring the CDM validation that will validate and quantify that reduction of GHGs.Mohedano, Rodrigo de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Arlan Geraldo2017-01-17T03:12:32Z2017-01-17T03:12:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 p.| il., grafs., tabs.application/pdf343110https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172337porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-17T03:12:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172337Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-17T03:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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