Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiano Padilha da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105034
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_61667f5235cab3b7ba5ce14350595d02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105034
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.Estudante-trabalhadorEnsino noturnoMercado de trabalhoStudent-workerNight schoolLabor marketTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente artigo procura analisar a relação entre os estudantes-trabalhadores e o ensino noturno no Brasil através de revisão literária e publicações sobre o tema, com foco no estudo de caso dos alunos do 2º ano noturno da E.E.B. Getúlio Vargas, em Florianópolis – S.C. Buscou-se, em paralelo realizar uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário sócio/econômico e de um Grupo Focal versando sobre Trabalho com estes estudantes-trabalhadores. Este trabalho tem, como orientação teórica, o materialismo histórico e dialético de Marx, cotejado por autores que seguem este pensamento. Os alunos do 2º ano noturno da E.E.B. Getúlio Vargas cristalizam a característica mais marcante do estudante que frequenta o período noturno no Brasil: trabalham durante o dia e estudam a noite. Ou seja, vivenciam o trabalho e a escola como duas atividades interligadas, contínuas, tornando-se impossível falar de uma sem mencionar a outra. Diante desta realidade, verificou-se que a atuação no mercado de trabalho interfere na aprendizagem e influi nas trajetórias escolares destes estudantes-trabalhadores. Ao final, alguns apontamentos são feitos no intuito de contribuir para a superação dos problemas identificados.This paper analyzes the relationship between student-workers and night school in Brazil through literature review and publications on the topic, focusing on the case study of students in 2nd year evening BSE Getúlio Vargas, in Florianópolis - SC was sought in parallel conduct qualitative research through a questionnaire socio / economic and a Focus Group on Work dealing with these student-workers. This work has as theoretical orientation, the historical and dialectical materialism of Marx, collated by authors who follow this thought. Students 2nd year nocturnal E.E.B. Getúlio Vargas crystallize the most striking feature of the student who attends the night period in Brazil: work during the day and study at night. Ie, experience work and school as two interconnected activities, continuous, making it impossible to talk about one without mentioning the other. Given this reality, it was found that the performance in the labor market interferes with learning and influences the educational trajectories of these student-workers. Finally, some notes are made in order to help overcome the problems identified.Jinkings, Nise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fabiano Padilha da2013-10-01T19:42:14Z2013-10-01T19:42:14Z2013-10-012013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105034porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:42:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105034Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:42:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
title Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
spellingShingle Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
Silva, Fabiano Padilha da
Estudante-trabalhador
Ensino noturno
Mercado de trabalho
Student-worker
Night school
Labor market
title_short Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
title_full Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
title_fullStr Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
title_full_unstemmed Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
title_sort Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
author Silva, Fabiano Padilha da
author_facet Silva, Fabiano Padilha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiano Padilha da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante-trabalhador
Ensino noturno
Mercado de trabalho
Student-worker
Night school
Labor market
topic Estudante-trabalhador
Ensino noturno
Mercado de trabalho
Student-worker
Night school
Labor market
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01T19:42:14Z
2013-10-01T19:42:14Z
2013-10-01
2013-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105034
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652258864267264