O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rehder, Juarez Garzon [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91159
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar e verificar, como ocorre a integração e a complementação dos saberes presentes na formação inicial dos alunos trabalhadores noturnos, de um curso de Licenciatura em Matemática. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com questionários e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta, com a finalidade de conhecer a trajetória escolar, a visão da futura profissão, bem como os dilemas e as dificuldades enfrentadas durante o curso, partindo-se do pressuposto de que esses alunos oriundos em sua maioria de escolas públicas, têm se constituído na clientela majoritária dos cursos de licenciatura das faculdades privadas. Buscou-se verificar os saberes presentes no processo de formação inicial desses alunos e de que maneira se dá a relação entre estes saberes, o processo de construção da identidade e o desenvolvimento profissional. A análise dos dados mostrou que os alunos têm deficiências anteriores de conteúdos matemáticos, possuindo dificuldade e insegurança em relação aos saberes didáticos e curriculares, devido à conciliação entre estudo e trabalho. Revelam imagens positivas e coerentes com relação à futura profissão, que podem influenciar no desenvolvimento profissional. Verificou-se também a necessidade de reflexão dos órgãos governamentais responsáveis, ao implementarem novas medidas nesta área de formação inicial.
id UNSP_354afb36966fe4ccd9a12a93b85e8b8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91159
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemáticaEscolas noturnasEstudante - Trabalhador noturnoIdentidade profissionalStudent - Night WorkerProfessional identityO objetivo desta pesquisa é identificar e verificar, como ocorre a integração e a complementação dos saberes presentes na formação inicial dos alunos trabalhadores noturnos, de um curso de Licenciatura em Matemática. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com questionários e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta, com a finalidade de conhecer a trajetória escolar, a visão da futura profissão, bem como os dilemas e as dificuldades enfrentadas durante o curso, partindo-se do pressuposto de que esses alunos oriundos em sua maioria de escolas públicas, têm se constituído na clientela majoritária dos cursos de licenciatura das faculdades privadas. Buscou-se verificar os saberes presentes no processo de formação inicial desses alunos e de que maneira se dá a relação entre estes saberes, o processo de construção da identidade e o desenvolvimento profissional. A análise dos dados mostrou que os alunos têm deficiências anteriores de conteúdos matemáticos, possuindo dificuldade e insegurança em relação aos saberes didáticos e curriculares, devido à conciliação entre estudo e trabalho. Revelam imagens positivas e coerentes com relação à futura profissão, que podem influenciar no desenvolvimento profissional. Verificou-se também a necessidade de reflexão dos órgãos governamentais responsáveis, ao implementarem novas medidas nesta área de formação inicial.The purpose of this research is to identify and verify how the integration and complementation of night worker students' previous educational knowledge takes place in a Mathematics Licensure course. The methodology used has a qualitative research approach, with the use of questionnaires to gather data, and semi-structured interviews to get to know the school trajectory of the students and their view of the future profession, as well as the dilemmas and difficulties they have gone through, taking into consideration that most of these students come from public schools and represent a major group in private college licensure courses. The work also tries to verify which kind of knowledge was present in their previous education, and the ways it relates to their identity formation process and professional development. The data analysis showed that the students have previous deficiencies of mathematical contents, and that they have difficulty and insecurity related to didactical and curricular knowledge due to conciliation between study and work. The data also reveal positive and coherent images concerning the future profession which can have influence over the professional development. A need of reflection by the responsible governmental organs was also identified, so that new measures in this area of initial formation can be implemented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Laurizet Ferragut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rehder, Juarez Garzon [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2006-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 134 f. : il.application/pdfREHDER, Juarez Garzon. O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática. 2006. v, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91159000475312rehder_jg_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:40.868515Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
title O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
spellingShingle O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
Rehder, Juarez Garzon [UNESP]
Escolas noturnas
Estudante - Trabalhador noturno
Identidade profissional
Student - Night Worker
Professional identity
title_short O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
title_full O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
title_fullStr O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
title_sort O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática
author Rehder, Juarez Garzon [UNESP]
author_facet Rehder, Juarez Garzon [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Laurizet Ferragut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rehder, Juarez Garzon [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas noturnas
Estudante - Trabalhador noturno
Identidade profissional
Student - Night Worker
Professional identity
topic Escolas noturnas
Estudante - Trabalhador noturno
Identidade profissional
Student - Night Worker
Professional identity
description O objetivo desta pesquisa é identificar e verificar, como ocorre a integração e a complementação dos saberes presentes na formação inicial dos alunos trabalhadores noturnos, de um curso de Licenciatura em Matemática. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com questionários e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta, com a finalidade de conhecer a trajetória escolar, a visão da futura profissão, bem como os dilemas e as dificuldades enfrentadas durante o curso, partindo-se do pressuposto de que esses alunos oriundos em sua maioria de escolas públicas, têm se constituído na clientela majoritária dos cursos de licenciatura das faculdades privadas. Buscou-se verificar os saberes presentes no processo de formação inicial desses alunos e de que maneira se dá a relação entre estes saberes, o processo de construção da identidade e o desenvolvimento profissional. A análise dos dados mostrou que os alunos têm deficiências anteriores de conteúdos matemáticos, possuindo dificuldade e insegurança em relação aos saberes didáticos e curriculares, devido à conciliação entre estudo e trabalho. Revelam imagens positivas e coerentes com relação à futura profissão, que podem influenciar no desenvolvimento profissional. Verificou-se também a necessidade de reflexão dos órgãos governamentais responsáveis, ao implementarem novas medidas nesta área de formação inicial.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-22
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REHDER, Juarez Garzon. O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática. 2006. v, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91159
000475312
rehder_jg_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv REHDER, Juarez Garzon. O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática. 2006. v, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000475312
rehder_jg_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 134 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128920372903936