Estudo sobre a prática pedagógica do professor de odontologia pelo olhar do estudante de graduação de uma universidade do sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215714 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2019. |
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Estudo sobre a prática pedagógica do professor de odontologia pelo olhar do estudante de graduação de uma universidade do sul do BrasilOdontologiaOdontologiaPlanos de aulaProfessoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2019.O uso de estratégias pedagógicas nas quais o estudante seja o sujeito ativo do processo de aprendizagem e o professor o facilitador deste processo deve ser pilar fundamental para o ensino odontológico no Brasil. Este estudo buscou compreender o olhar do estudante sobre a prática pedagógica do professor de graduação em Odontologia de uma universidade do sul do Brasil, à luz do referencial teórico de Shulman (1986, 1987, 2005) e Bain (2007). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e abordagem interpretativa, fundamentada na corrente fenomenológico-hermenêutica, proposta por Gadamer (2008). Inicialmente procedeu-se à aproximação com o campo teórico da pesquisa, qual seja o ensino odontológico, com foco na visão do estudante. Esta primeira etapa foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura descrita no primeiro artigo desta tese. Para a etapa da coleta de dados os participantes foram selecionados por meio de amostra intencional, com estudantes regularmente matriculados em três disciplinas cujos professores eram participantes da pesquisa que fazia parte de um macro projeto, sendo um professor iniciante, um intermediário e um experiente. A coleta de dados propriamente dita ocorreu no segundo semestre de 2014 e incluiu análise documental, observação não participante com gravação em áudio e vídeo das aulas, registro e acompanhamento com foco na participação do estudante, e realização de grupo focal. Ao final do semestre foram realizadas três sessões de grupo focal, uma para cada turma participante da pesquisa sendo 8 participantes no Grupo I, 11 participantes no Grupo II e 9 participantes no Grupo III. Os dados coletados foram transcritos e a análise foi orientada pelo método das comparações constantes de Strauss e Corbin (2008) com suporte do software Atlas Ti versão 7.0. No primeiro nível de codificação foram identificados 525 códigos. Dessas unidades de significado provenientes das narrativas dos investigados emergiram de forma indutiva 23 categorias. Após a identificação das categorias o processo de interpretação percorreu a perspectiva emic (estudantes) e a etic (investigador). Essa dupla hermenêutica deu lugar a um segundo nível de análise por meio do agrupamento das categorias dando origem a núcleos temáticos emergentes. O núcleo temático analisado no artigo dois engloba todos os aspectos relacionados à dimensão didático-pedagógica que associada à dimensão técnico- científica e à prática docente formam o conjunto central para todo o fazer docente. Estão refletidas no trabalho as concepções e crenças que os estudantes de odontologia possuem sobre o ensino, o papel do professor, as estratégias utilizadas nas aulas, o desenho do currículo e as avaliações utilizadas. A revisão integrativa apontou que existe desinformação por parte de docentes e estudantes em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao Projeto Pedagógico e ao currículo vigente no curso. Os estudantes demonstram maior interesse pelas disciplinas clínicas, no entanto, a inserção dos mesmos nos vários cenários de práticas desde o início do curso fortalece a formação generalista. As propostas apresentadas nas DCN apontam que o ensino centrado no aluno e a boa relação com o professor propiciam uma aprendizagem significativa e a formação de um cirurgião-dentista mais bem preparado para atuação profissional. A pesquisa de campo revelou que o estudante de odontologia considera um bom professor aquele que domina o conteúdo, mas consegue torná-lo compreensível; possibilita o diálogo; trata o estudante de forma humana; usa metodologias ativas de ensino; adota a avaliação processual da aprendizagem; sabe trabalhar em equipe e respeita seus colegas professores e seus estudantes. O estudante percebe o professor por meio de suas habilidades técnico-científica, ético-humanística e pedagógico-relacional. Espera-se que estes achados sirvam de elementos para construção de políticas de formação docente.Abstract: The use of pedagogical strategies, in which the student is the active subject of the learning process, and the teacher is the facilitator of this process, has been a fundamental pillar for dental education in Brazil. This study sought to understand the student's view of the undergraduate dentistry professor?s pedagogical practice of a southern Brazilian university in the light of Shulman's theoretical reference (1986, 1987, 2005) and Bain (2007). It is a research of qualitative nature and of an interpretative approach, based on the phenomenological-hermeneutic stream proposed by Gadamer (2008). Initially, the research began to examining the theoretical references of this field, namely, the student's vision focus on dental education. This first stage was carried out through an integrative review of the literature described in the first article of this doctoral dissertation. For the data collection stage, the participants were selected through an intentional sample of students regularly enrolled in three disciplines whose professors participated in a macro research project. These professors were chosen according to their career level, being a beginner, an intermediary and an experienced one. The data collection was made during the second semestre of 2014 and it comprised a documentary analysis, a non-participant observation with audio and video recording of the classes, a record and a follow-up focusing on the student?s participation, and a focus group. At the end of the semester, three meetings were held with the focus groups, each group for each class. The Group I had 8 students, the Group II had 11 students and the Group III had 9 students. The collected data were transcribed and the analysis was guided by the Constant Comparisons Method of Strauss and Corbin (2008) with software Atlas Ti version 7.0 support. In the first coding level, 525 codes were identified. From these meaningful units extracted from the students? narratives through an inductive manner, 23 categories emerged. After identifying the categories, the process of interpretation followed the emic (students) and etic (researcher) perspectives. This double hermeneutic gave rise to a second level of analysis by grouping the categories, originating emerging thematic cores. The thematic core analyzed in the article two embraces all the aspects related to the didactic- pedagogical dimension that associated with the technical-scientific dimension and the teaching practice generate the central set for every professor?s practice. It is reflected in this work, the conceptions and beliefs that dentistry undergraduate students have about education, the professor?s role, the teaching strategies, the curricular structure and the evaluations applied. The integrative review pointed out that professors and students have misguided knowledge about National Curricular Guidelines (DCN), about the Pedagogical Project and about the course current curricular structure. The students show more interest in clinical disciplines, however, their introduction in different practice scenarios, since the beginning of the training, strengthens the general education. Student-centered teaching and good relationship with the professor provide a meaningful learning and the training of a dental surgeon better prepared to perform aligned with the DCN proposals. This research has revealed that the dental student considers professor a good one when he master's the content and makes it understandable; he enables dialogue; he treats the student humanly; he uses active teaching methodologies; he adopts learning procedural evaluation; he knows how to work in a team; and he respects fellow professors and students. The student perceives the professor through his technical-scientific, ethical-humanistic and pedagogical-relational skills. It is expected that these findings may be used as elements for the construction of professor's teaching policies.Carcereri, Daniela LemosBackes, Vânia Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaSebold, Roselita2020-10-21T21:19:43Z2020-10-21T21:19:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis134 p.| il.application/pdf368717https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:19:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:19:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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