Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flavia Chaplin de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175855
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
id UFSC_621cd93ff62211429ddb52e8676148a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175855
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Flavia Chaplin dePereira, Rodrigo Acosta2017-05-23T04:16:34Z2017-05-23T04:16:34Z2016345655https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175855Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.As diversas pesquisas em Linguística Aplicada têm, dentre outras questões, procurado endereçar-se às discussões em torno da ressignificação das práticas de ensino e de aprendizagem na esfera escolar. No Brasil, em especial, após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), estudos consociados à perspectiva enunciativo-discursiva têm se colocado como um dos vários caminhos dessa ressignificação. O presente trabalho, sob essa perspectiva, visa refletir acerca da prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica e, a partir de uma postura teórico-metodológica, apresentar uma proposta didático-pedagógica, pensada para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, nos ancoramos na perspectiva dialógica dos escritos do Círculo de Bakhtin, em especial na reenunciação dos conceitos de enunciado, gêneros discursivos e esfera e revisitamos, em adição, a abordagem operacional e reflexiva amplamente difundida por Geraldi (1984; 1991; 1996; 1997a; 1997b; 2010; 2015) e Britto (1997; 2003). Por fim, recorremos aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e à teoria da Elaboração Didática (HALTÉ, 2008 [1998]) para apresentarmos nossa proposta. Salientamos que não se tratam de caminhos a serem seguidos de forma prescritiva ou modelizadora, mas de uma proposta didático-pedagógica sujeita às adequações necessárias, considerando o meio social dos sujeitos nos processos de ensino e de aprendizagem. Acreditamos que a proposta didático-pedagógica delineada nesta dissertação não apenas ratifica a importância do trabalho com a prática de análise linguística integrada às práticas de leitura e de escrita (esta última foco de nossa dissertação), como também corrobora a compreensão do trabalho com a língua(gem) como objeto social nas aulas de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica.<br>Abstract : Several researches in Applied Linguistics have, among other things, sought to discuss the reframing of teaching and learning practices in the school sphere. In Brazil, especially after the publication of the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), based on discursive-enunciative studies have appointed themselves as one of the possible ways of that reframing. This work, from this perspective, attempts to reflect on the practice of linguistic Portuguese analysis in Basic Education?s schools. Under a theoretical-methodological approach, we present a didactic-pedagogic proposal, designed for the eighth grade students of the elementary school. We based our approach in a Bakhtin?s Circle dialogic perspective especially in reframing concepts such as enunciation, discursive genres and discursive spheres. We revisited, additionally, the operational and reflexive approach helded by Geraldi (1984; 1991; 1996; 1997a; 1997b; 2010; 2015) and Britto (1997; 2003). Finally, we return to the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998) and the theory of Didactic Development (HALTÉ, 2008 [1998]) to present our proposal. We stress that our work it is not a prescriptive proposal but a didactic-pedagogic one that could (and should) be subject to adjustments considering the social environment of subjects in teaching and in learning processes. We believe that our pedagogic proposal not only confirms but supports the importance of working on didactic and pedagogical proposal outlined here not only confirms the importance in working on integrated linguistics analysis and writing and reading practices (the former, focused in our work) but also supports the understanding of the work with language as a social object in Portuguese classes in Basic Education's schools.129 p.| il.porLiteraturaAnálise linguísticaProdução de textosLíngua portuguesaEscritaEstudo e ensinoReflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL345655.pdfapplication/pdf2940944https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/175855/1/345655.pdf8aeeac83a64e223dcafa938ec9e47031MD51123456789/1758552017-05-23 01:16:34.552oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:16:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
title Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
spellingShingle Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
Souza, Flavia Chaplin de
Literatura
Análise linguística
Produção de textos
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
title_short Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
title_full Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
title_sort Reflexão sobre os usos da língua na produção textual escrita: a análise linguística nas aulas de língua portuguesa
author Souza, Flavia Chaplin de
author_facet Souza, Flavia Chaplin de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flavia Chaplin de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Rodrigo Acosta
contributor_str_mv Pereira, Rodrigo Acosta
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Análise linguística
Produção de textos
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
topic Literatura
Análise linguística
Produção de textos
Língua portuguesa
Escrita
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-23T04:16:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-23T04:16:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175855
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 345655
identifier_str_mv 345655
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/175855/1/345655.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8aeeac83a64e223dcafa938ec9e47031
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805286355468288