A correção/avaliação interativa em produções textuais escritas nas aulas de língua portuguesa: a contrapalavra do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konkel, Hugo dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177576
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
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spelling A correção/avaliação interativa em produções textuais escritas nas aulas de língua portuguesa: a contrapalavra do professorLiteraturaLíngua portuguesaEstudo e ensinoProdução de textosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.O uso dos textos como objeto de estudo pressupõe a existência de outrem com quem se possa interagir, para que se criem situações onde uma resposta aos enunciados seja engendrada. Quando temos o professor como interlocutor, podemos prever que a resposta trará, além de uma resposta ao dito, sugestões para a adequação. Nessa dissertação, investigamos o uso da avaliação interativa como contrapalavra do professor aos textos-enunciados dos alunos. Essa dissertação tem como embasamento os escritos do Círculo de Bakhtin, além dos estudos de Antunes (2003; 2005; 2006; 2009; 2010), Britto (1983; 1997; 2003) e Geraldi (1984; 1996; 1997a; 1997b; 2010; 2015) para as discussões sobre a disciplina de Língua Portuguesa. Em relação ao trabalho de avaliação/correção interativa de textos, encontramos suporte em Antunes (2003; 2006; 2005; 2009; 2010), Ruíz (1998) e Serafini (1995). Essa dissertação tem o objetivo de discutir se a correção/avaliação interativa deixada pelo professor pode ser considerada como sua contrapalavra aos textos-enunciados do aluno. Em termos metodológicos, para responder ao objetivo, revisitamos a bibliografia pertinente, assim como apresentamos uma proposta didático-pedagógica à luz dos fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos revisitados. Com o desenvolvimento da dissertação, compreendemos que o uso da língua pressupõe situações típicas para a interação, que quando tipificadas se organizam em gêneros discursivos. Utilizar-se dos gêneros pressupõe a interação entre sujeitos em situações reais de interlocução. Em situações escolares, temos o uso de gêneros que não pertencem a essa esfera, essa transposição exige do professor adaptações desses gêneros de forma que não os alterem. Um dos principais pontos da adaptação é o uso de interlocutores que ajam sobre os enunciados proferidos dentro da situação, essa questão torna-se particularmente delicada quando os interlocutores são professores e aluno. Mais do que interlocutor o professor precisa agir sobre as escolhas linguísticas do aluno, sua atenção se divide entre o que é dito e a forma como é dito. Dentre as diversas formas de intervenção do professor, optamos pela correção/avaliação interativa, através da qual o professor produz respostas na forma de bilhetes ao longo do corpo do texto-enunciado do aluno, ou no fim, por permitir que o aluno julgue as intervenções realizadas pelo professor, acatando-as ou refutando-as. A proposta didático-pedagógica apresentada traz o trabalho com o gênero do discurso crônica e é dividida em dez encontros, onde discutimos feições do gênero e situações de interação para o seu uso. Destacamos que neste trabalho optamos por apresentar apenas a proposta de planejamento, sem que tenha ocorrido a aplicação da mesma. Em relação à avaliação/correção interativa, concluímos que a sua utilização promove uma interação maior entre professor e aluno, que se colocam em uma posição de interlocutores, eles também podem ser utilizados em situações onde alunos trocam textos. Com a apresentação desta proposta, compreendemos o papel do professor como coautor do textoenunciado do aluno, assim como suas colocações, na forma de avaliações/correções interativas, como contrapalavras, ancoradas pela situação interlocutiva proposta pela produção de textos.<br>Abstract : The use of texts as an object of study presupposes the existence of another person with whom we can interact to create situations where a response to the statements are offered. When we have the teacher as a partner, we can predict that the answer will, as well as a response to the saying, adequacy suggestions. In this dissertation we investigated the use of notes as the professor´s answers to the statements of the students. This dissertation uses the conceptions of Bakhtin´s Circle about the statement, we also seek support in Antunes (2003; 2005; 2006; 2009; 2010), Britto (1983; 1997; 2003) and Geraldi (1984; 1996; 1997a; 1997b; 2010; 2015) on discussions about the discipline of Portuguese. Regarding the work of interactive correction of texts we assume the ideas in Antunes (2003; 2005; 2006; 2009; 2010), Ruíz (1998) and Serafini (1995). This dissertation aims to discuss whether the notes left by the teacher can be considered an answer from the teacher to the student. In methodological terms, to achieve the goal, we revisited the relevant literature, and developed a didactic-pedagogical proposal in the light of the epistemological and theoretical-methodological foundations revisited. With the development of the dissertation we understand that the use of language presupposes typical situations for interaction, which when typified are called discursive genres. The use of genres implies the interaction between subjects with real goals for that moment. In school situations we have the use of genres that do not belong there, this transposal of genres that do not belong to this environment requires the teacher to adapt these genres without altering it. One of the main points of these adaptations is the use of partners to act on the proffered statements within the situation; this question becomes particularly more delicate when the speakers are teachers and students. More than an interlocutor the teacher must act on the linguistic choices of the student, his attention is divided between what is said and how it is said. Among the various forms for the teacher´s intervention we chose the interactive correction with which the teacher leaves notes over the student body text, allowing the student to judge the interventions made by the teacher, respecting or refusing them. The didactic proposal sequence presents the work with the chronic gender, the proposal is divided into ten encounters, where we discuss aspects of gender and create interaction situations for its use. In this work we chose to only develop a didactic proposal, without applying it in a real classroom. Regarding interactive correction, we concluded that its use encourages greater interaction between teacher and student, which are placed in a position of partners, they can also be used in situations where students exchange texts. With the elaboration of this proposal we understand the role of the teacher as a coauthor of the student s text, and his interventions, given as interactive corrections/evaluations, as counterwords, located in the situation of interaction proposed for the text production.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaKonkel, Hugo dos Santos2017-07-18T04:05:12Z2017-07-18T04:05:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il.application/pdf346386https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177576porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T04:05:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177576Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-18T04:05:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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