Conceito de Riqueza e Educação Financeira como Prática de Si: Composições Históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Ignácio de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246048
Resumo: Uma educação financeira se inscreve na Base Nacional Comum Curricular em articulação aos conteúdos da matemática que se ensina na escola. Além disso, nota-se um interesse no campo da pesquisa em Educação Matemática, que passa a tomar a educação financeira como um problema a ser investigado para os processos de ensino e aprendizagem. Isso posto, objetiva-se apresentar reflexões sobre a inserção do tema educação financeira no currículo da matemática escolar analisando a relação histórica entre dinheiro, riqueza e bens materiais e a constituição de subjetividades. Para isso, problematizamos sobre a riqueza ao apresentar os conselhos de conduta de textos da Antiguidade e, a partir das contribuições de Michel Foucault, mostramos como essa questão foi formada e tratada no Renascimento, Classicismo e sua passagem à Modernidade. Por fim, mostraremos como a educação financeira pode constituir subjetividades e como pode ser constituída pela episteme atual.
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