Características de Perfil Profissional Docente em Ciências Biológicas à partir de Questões Presentes no ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Dionia Eli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177538
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Características de Perfil Profissional Docente em Ciências Biológicas à partir de Questões Presentes no ENADEperfil profissional docenteENADECiências Biológicasprofessional teacher profileBiological SciencesTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar características de perfil profissional docente em Ciências Biológicas retratadas à partir de questões presentes no ENADE. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, vigente desde 2004 no Brasil e se destina a avaliar todos os estudantes concluintes dos cursos superiores quanto às suas habilidades e competências. Acredita-se que pesquisas envolvendo o ENADE sejam relevantes para a Educação, pois à partir dos resultados deste exame gera-se uma quantidade significativa de dados utilizados para traçar panoramas sobre o ensino superior brasileiro. Caracteriza-se esta pesquisa como uma análise documental, cujas questões foram agrupadas de acordo com o seu conteúdo em categorias de análise. Observa-se que, de maneira geral, as questões abordam temas relevantes para a formação docente, remetendo à ideia de um professor ético, que domine conteúdos específicos de Biologia, com responsabilidade social, ambiental e profissional, atento à questões que envolvem diversidade, gênero e processos de exclusões sociais. Também apontam para um professor-pesquisador, comprometido com a cidadania e agente transformador da realidade. No entanto, apresentam-se certas fragilidades na prova, que se referem à falta de articulação entre conteúdos biológicos e pedagógicos, a centralidade das questões em torno de conhecimentos específicos de Biologia e a segregação das questões de conteúdo pedagógicos, confinadas no final da prova. Tal padrão pode refletir a presença do modelo "3+1", que continua presente nas universidades brasileiras. Como proposta de contrapor-se a esse tipo de formação, que privilegia conhecimentos técnicos em detrimento de conhecimentos pedagógicos, o chamado modelo da racionalidade prática vem ganhando força nas universidades. Mas, é preciso cautela para reconhecer as limitações deste "novo" modelo a fim de que se estabeleçam mudanças significativas para a formação docente ao invés de apenas mudar a ordem dos problemas. Esta pesquisa representa uma pequena contribuição para reforçar a necessidade do rompimento com a ideia enraizada de que pesquisa só se faz nos laboratório de Biologia.This Course Completion Work has the purpose of analyzing characteristics of professional teaching in Biological Sciences portrayed from questions presented in the ENADE. The ENADE is the National Student Performance Exam, valid since 2004 in Brazil and is intended to evaluate all the students graduating from the superior courses according to their skills and competences. It is believed that research involving ENADE is relevant to Education, considering that the results from this exam generate a significant amount of data, used to draw panoramas on Brazilian higher education. This research is characterized as a documentary analysis, whose questions were grouped according to their content in categories of analysis. It is observed that, in general way, the questions address relevant issues to teacher education, referring to the idea of an ethical teacher, who dominates specific contents of Biology, with social, environmental and professional responsibility, attentive to issues involving diversity, gender and processes of social exclusion. They also point to a teacher-researcher, committed to citizenship and transforming agent of reality. However, there are certain weaknesses in the test, which refer to the lack of articulation between biological and pedagogical contents, the centrality of the specific biology questions and the segregation of pedagogical content, that are confined at the end of the exam. This pattern may reflect the presence of the "3 + 1" model, which is still present in Brazilian universities. As a proposal to oppose this type of training, which privileges technical knowledge in detriment of pedagogical knowledge, the so-called model of practical rationality has been gaining strength in universities. But caution is needed to recognize the limitations of this "new" model, in order to establish meaningful changes to teacher education rather than just changing the order of problems. This research represents a small contribution to reinforce the need of breaking with the rooted idea that research is only done in the biology laboratory.Florianópolis, SC.Giraldi, Patrícia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaDorneles, Dionia Eli2017-07-14T14:15:09Z2017-07-14T14:15:09Z2017-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177538porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-14T14:15:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177538Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-14T14:15:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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