Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berni, Paulo Eduardo de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94330
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2010
id UFSC_62d406c9e2b4a13d0cde8e04f84ff690
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94330
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superiorDireitoProgramas de ação afirmativaCotas universitáriasIgualdadeIgualdade na educacaoEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2010O objetivo do trabalho é analisar as políticas de ação afirmativa racialmente consciente (cotas raciais) para o acesso às instituições de ensino superior à luz do princípio da igualdade substancial compreendido no paradigma do Estado constitucional de direito. Primeiramente investiga-se os processos que originaram (escravismo) a atual situação de grande vulnerabilidade social vivida por parte da parcela negra da população, a interpretação de nossa formação sócio-cultural realizada (mito da democracia racial) para fins de naturalização das relações raciais e os efeitos implícitos (racismo assimilacionista) e explícitos (revelados pelos indicadores de institutos de pesquisa) que resultaram do processo. Posteriormente busca-se demonstrar que o Estado constitucional de direito constitui um modelo normativo compatível com a garantia dos direitos fundamentais e os auspícios da promoção da igualdade substancial. Este paradigma representa o abandono da posição neutra do Estado frente aos conflitos sociais e seu compromisso com a redução das desigualdades intoleráveis. Finalmente, no terceiro capítulo, confrontam-se os aspectos sociológicos e normativos da igualdade com as cotas raciais para o acesso ao ensino superior. Do colacionado conclui-se que, considerado o conteúdo da igualdade substancial, as políticas de ação afirmativa modalidade cotas são legítimas, pois congruentes com os objetivos da República. De outra parte, se considerados os níveis intoleráveis de desigualdade expostos pelos indicadores sociais, estas medidas extremas encontram justificativa para sua implementação.El objetivo del presente trabajo consiste en analizar las políticas de acción positiva racionalmente concientes (reservas raciales) para el acceso a las instituciones de enseñanza superior bajo la luz del principio de igualdad substancial comprendido en el paradigma del Estado constitucional de derecho. En un primer momento se investigan los procesos que originaron (esclavitud) la actual situación de gran vulnerabilidad social vivida por parte de los grupos negros de la población, la interpretación de la formación sociocultural brasileña realizada (mito de la democracia racial) en aras de la naturalización de las relaciones raciales e los efectos implícitos (racismo asimilacionista) y explícitos (revelados por los indicadores de institutos de estadística) que resultaron de dicho proceso. Posteriormente, se intenta demostrar que el Estado constitucional de derecho constituye un modelo normativo compatible con la garantía de los derechos fundamentales y con los auspicios de la promoción de la igualdad substancial. Este paradigma representa el abandono de la posición neutra del Estado de cara a los conflictos sociales y su compromiso con la reducción de las desigualdades intolerables. Finalmente, en el capitulo tercero, se parangonan los aspectos sociológicos y normativos de la igualdad con las reservas raciales para el acceso a la enseñanza superior. De lo recorrido se concluye que, considerando el contenido de la igualdad substancial, las políticas de acción positiva en dicha modalidad son legítimas, pues congruentes con los objetivos de la República. De otra parte, se si consideran los niveles intolerables de desigualdad revelados por los indicadores sociales, estas extremadas medidas encuentran justificativa para su implementación.Cademartori, Sergio de UrquhartUniversidade Federal de Santa CatarinaBerni, Paulo Eduardo de Oliveira2012-10-25T08:48:48Z2012-10-25T08:48:48Z2012-10-25T08:48:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf280236http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94330porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T17:50:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94330Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T17:50:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
title Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
spellingShingle Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
Berni, Paulo Eduardo de Oliveira
Direito
Programas de ação afirmativa
Cotas universitárias
Igualdade
Igualdade na educacao
Ensino superior
title_short Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
title_full Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
title_fullStr Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
title_full_unstemmed Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
title_sort Igualdade e ação afirmativa: políticas de cotas rígidas nos processos seletivos de acesso ao ensino superior
author Berni, Paulo Eduardo de Oliveira
author_facet Berni, Paulo Eduardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cademartori, Sergio de Urquhart
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Berni, Paulo Eduardo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Programas de ação afirmativa
Cotas universitárias
Igualdade
Igualdade na educacao
Ensino superior
topic Direito
Programas de ação afirmativa
Cotas universitárias
Igualdade
Igualdade na educacao
Ensino superior
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T08:48:48Z
2012-10-25T08:48:48Z
2012-10-25T08:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 280236
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94330
identifier_str_mv 280236
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652160382009344